Busca pela satisfação dos clientes finais no setor de logística numa indústria automobilística por meio da implantação de projeto de intervenção / The search for customer satisfaction finals in logistics sector in automotive industry through the intervention project implementation

Elaine Aparecida de Almeida, Alessandra de Paula, Cristiane Adriana Ripka, Kellen Coelho dos Santos, Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini

Resumo


A administração moderna tem como pressuposto o atendimento aos anseios do cliente ou consumidores. Para tal fim se faz necessário, definir ferramentas que não venham em hipótese nenhuma conflitar tais anseios. O presente estudo tem como objetivo propor um projeto de intervenção no setor de logística em uma indústria localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, PR, visando melhorar o processo logístico com foco na satisfação dos clientes finais. Como indicador de desempenho, foi utilizada a ferramenta SEMÁFORO, a qual identifica os resultados do fornecedor a cada 30 dias. Para referendar este processo foram utilizados os referenciais teóricos do marketing de relacionamento e da logística. Após sua aplicação constatou que os problemas evidenciados pela pesquisa foram sanados através de ações de contenção. Recomenda-se para futuros estudos análise do planejamento das entregas junto aos fornecedores.


Palavras-chave


logística, planejamento, produção, entrega, cliente

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