Utilização de jogos em engenharia de produção: estudo bibliométrico focado em publicações nacionais / Use of games in production engineering: bibliometric study focused on national publications

Alessandra Lopes Carvalho, Mayumi da Silva Kamisato, Verônica Costa Ávila

Resumo


Diante da diversidade de variáveis que envolvem as áreas do conhecimento relacionadas à Engenharia de Produção, é imperativa a busca de ferramentas que auxiliem a compreensão e a assimilação de conceitos por parte do corpo discente. Considerando que a utilização de jogos pode ser uma ótima alternativa como facilitadora do processo de ensino aprendizagem, este trabalho tem como objetivo avaliar a evolução da aplicação de jogos ao ensino de Engenharia de Produção. Realizou-se uma pesquisa qualitativa a partir do método estudo bibliométrico.  Foram utilizados periódicos científicos de engenharia de produção, anais do ENEGEP e anais do EMEPRO para a busca de artigos publicados entre os anos de 2007 a 2017. Após a coleta e armazenamento dos artigos selecionados foram elaborados gráficos para compilação e análise dos resultados. Os dados obtidos foram organizados segundo várias dimensões como palavras chave, ano de publicação, local de publicação (periódico, ENEGEP ou EMEPRO) e região geográfica de origem, evidenciando particularidades relativas a cada dimensão.  Ao final, foram feitas considerações a respeito da evolução do tema, concluindo-se que o assunto ainda é pouco explorado, demandando um expressivo crescimento.


Palavras-chave


Jogos educacionais, Aprendizagem, Engenharia de Produção.

Texto completo:

PDF

Referências


ALTHOFF, T.; COLZANI, T.A.; SEIBEL, S. A dinâmica da montadora de canetas - uma simulação baseada em jogos de empresas no ensino da engenharia de produção. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 29, 2009, Salvador. Anais... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2009.

BATISTA, C. S., OLIVEIRA, F. L.; NASCIMENTO, E. V. Proposta de um jogo didático de gestão da produção. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 31 ,2011, Belo Horizonte. Anais... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2011.

BERTAZZO, T. R., LEIRAS, A.; YOSHIZAKI, H. T. Y. Modelo conceitual de simulador e de jogo de empresas para análise dos mecanismos de coordenação em Logística Humanitária. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 34,2014, Curitiba. Anais... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2014.

BOURG, D. M.; SEEMANN, G.. AI for Game Developers. Creating Intelligent Behavior in Games. 1.ed. Sebastopol: O’Reilly Media, 2014

CAIADO, A. P. S. e ROSSETTI, C. B. Jogos de regras e relações cooperativas na escola: uma análise psicogenética. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional , vol.13, n.1, p. 87-95, 2009

CARVALHO, A. L..; NERY, M.S. Desenvolvimento de um jogo educacional aplicável a Engenharia de Produção. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 35, 2015, Fortaleza. Anais... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2015.

CARVALHO, A. L..; NERY, M.S. Desenvolvimento de um jogo educacional aplicável a Engenharia de Produção: desenvolvimento e percepções do público alvo. In: Ruy, M. (Org). Tópicos em Engenharia de Produção. Belo Horizonte: Poisson, 2017.

CARVALHO, M. M.; LOPES, P. V. B. V; MARZAGÃO, D. S. L. Gestão de portfólio de projetos: contribuições e tendências da literatura. Gestão e Produção, São Carlos, v. 20, n. 2, p. 433-454, 2013

CAUCHICK MIGUEL, P. A. (Org). Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

CHIROLI , D. M. G.; SAMED, M. M. A. ; DE PAULA , T. R. Estudo Bibliométrico: identificação de tendências, desafios e oportunidades em Engenharia de Produção. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 34, 2014, Curitiba. Anais... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2014.

COSTA, P. V.; SILVA, S. C. E. Avaliação de jogos educacionais: uma revisão teórica. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 37, 2017, Joinville, Anais... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2017.

FILHO, V. A. V et al. A produção acadêmica internacional em gestão de operação: um estudo bibliométrico. Revista Produção Online, Florianópolis, v.15, n.1, jan./mar. 2015.

FONSECA, E. C. C. et al. Evolução dos estudos de logística de reversa realizados no contexto nacional: uma análise bibliométrica. Revista Produção Online, Florianópolis, v.15, n.4, out./dez. 2015.

GREGORY, Jason. Game Engine Architecture. 2.ed. Boca Raton: CRC Press. Taylor &Francis Group, 2014.

LAROZINKI NETO, A.; LEITE, M. S. A abordagem sistêmica na pesquisa em Engenharia de Produção. Produção, São Paulo, v.20, n. 1, p.1- 14, jan/mar 2010

LOPES, P. A.; CARVALHO, M. M.; FLEURY, C. C. A.; Redes sociais e cooperação: um estudo bibliométrico. Revista Produção Online, Florianópolis, v.13, n. 2, p. 634-654, abr./jun. 2013.

MACHADO, H. B. C. ; CAMPOS , R. . Proposta de procedimento para utilização conjunta de um simulador computacional e um jogo na área de Gestão da Produção. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 36 ,2016, João Pessoa. Anais...Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2016.

MARTINS, P. C. et al. Mensuração da reação e do aprendizado em uma dinâmica de ensino com peças LEGO aplicada em uma empresa. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 36 ,2016, João Pessoa. Anais... ABEPRO, 2016.

PANTALEÃO, L. H.; OLIVEIRA, R. M.; ANTUNES JÚNIOR, J. A. V. Utilização de um jogo de produção como ferramenta de aprendizagem de conceitos de Engenharia de Produção: o Jogo do Barco. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 23 ,2003, Ouro Preto. Anais... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2003.

RODRIGUES, M. C. N.; PROVIDELLO, M. N. L.; BAGNO, R. B. A influência da Engenharia de Produção nos serviços de atendimento a saúde. Revista Produção Online, Florianópolis, v.16, n.1, jan./mar. 2016.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Operations management. 6. ed. New York: Prentice Hall , 2010

VENANZI, D.; SILVA, O.R. (Orgs.). Introdução à Engenharia de Produção: conceitos e casos práticos. 1.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

WOLF, M.J.P The Medium of the Vídeo Game. 1.ed. University of Texas Press, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.