Espaços nulos e muros simbólicos: uma reflexão sobre áreas verdes urbanas e áreas livres, em bairros periféricos e topos de morro em comunidades de favela em Niterói RJ / Null spaces and symbolic walls: a reflection on urban green areas and free areas, in peripheral neighborhoods and morro tops in slum communities in Niterói RJ

Wilson Madeira Filho, Alba Valeria Santos Simon

Resumo


Como parte de um projeto que visa criar estratégias para o desenvolvimento das áreas protegidas da Região Norte da cidade de Niterói no âmbito da revisão do plano diretor municipal e das propostas consolidadas nos ciclos de Conferências municipais da cidade, foram realizadas visitas e avaliação da situação atual de quatro setores do Sistema Municipal de Áreas de Proteção Ambiental (SIMAPA) que é subdividido em doze áreas: Morro do Holofote, Teixeira de Freitas, Morro do Castro, Boa Esperança, Florália, Morro do Céu – Queresone I, Morro da Rádio Relógio Federal, Morros do Saraiva – São Feliciano, Morro do Querosene II, Morro da Boa Vista, Ilha do Manuel João, Setor Leste – Santa Bárbara. Foram observados alguns indicadores para avaliar a situação dos espaços naturais de uso público para proposição futura de parques naturais urbanos.


Palavras-chave


Conflitos socioambientais, Planejamento urbano, Niterói RJ, Áreas verdes, SIMAPA.

Texto completo:

PDF

Referências


CAVALHEIRO, Felisberto; DEL PICCHIA, P. C. D. (1992) Áreas verdes: conceitos, objetivos e diretrizes para o planejamento. In: Encontro nacional sobre arborização urbana. Vitória-ES, de 13 a 18 de set/1992, Anais I e II, pp. 29-38.

PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI. (2016) Relatório Final: Estratégia para Desenvolvimento das Áreas Protegidas da Região Norte: APA SIMAPA. Convênio de Cooperação Técnica entre Corporação Andina de Fomento e Prefeitura Municipal de Niterói (no prelo).

PRIMO, Paulo Bidegain. (2015) Áreas de proteção ambiental como ferramentas para gestão de espaços de interesse do turismo no Estado do Rio de Janeiro: proposta de estratégia para implementação. In: Anais do II Encontro Fluminense de Uso Público em Unidades de Conservação: Turismo, recreação e educação - caminhos que se cruzam nos parques. Niterói, RJ / Brasil - 01 a 04 de julho de 2015, p. 69-78, disponível em www.rjusopublico.uff.br, acesso em 26 de julho de 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.