Sucesso pessoal, profissional e intelectual a partir do diagnóstico e intervenção na discalculia nos anos iniciais do ensino fundamental / Personal, professional and intellectual success from diagnosis and intervention in dyscalculia years Starting elementary school
Palavras-chave:
Discalculia, Psicopedagogia, Dificuldades, Aprendizagem.Resumo
O presente artigo compreende um estudo bibliográfico realizado em artigos acadêmicos e sítios da internet relacionados ao campo da Psicopedagogia Clínica, objetivando abordar a discalculia em seus aspectos e manifestações no ensino fundamental I – fase da vida escolar dos alunos em que começa a se trabalhar com a quantificação e números propriamente ditos – bem como, relatar sobre orientações psicopedagógicas nesse contexto. O primeiro capítulo vem abordar conceitos em geral sobre a discalculia no ambiente escolar, tendo por fundamentação autores correlacionados e ambientes virtuais de comunicação, quais sejam: Silva (2008), Furlanetto (2012), Westein (2013), Silva (2008), Bossa (2007), Coll, Marchesi & Palácios (1995), Moura (2000), Andrade & Silva (2009), Pinheiro (2009), dentre outros. Em seguida trago observações concernentes ao papel do docente no processo de diagnóstico e encaminhamento ao profissional da Psicopedagogia. Por fim, venho sugerir estratégias e materiais que possam ser utilizados pelos profissionais competentes no processo de tratamento da discalculia em alunos considerados anteriormente nos processos de avaliação e intervenção pedagógicas como discalcúlicos.
Referências
ANDRADE, Íris Danúbia Santos; SILVA, Joilson Pereira. Percepção dos professores sobre discalculia em estudantes de matemática, Itaibiana – SE, 2009. Disponível em: <http://200.17.141.110/forumidentidades/IIIforum/textos/Iris_Danubia_Santos_Andrade.pdf acesso em 23 de janeiro de 2013 às 10:29>. Acesso em: 03 jan. 2020.
BEZERRA, Maria da Conceição Alves. O uso de materiais concretos para o ensino/aprendizagem das operações aritméticas. Disponível em: <http://www.sbemrn.com.br/site/II%20erem/comunica/doc/comunica18.pdf>. Acesso em 31 de janeiro de 2013 às 20:10 >. Acesso em: 03 jan. 2020.
BOSSA, N. A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre, Artes Médica,2000.
BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/ Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SCF. 1997.
COLL, C, PALÁCIOS, J; MARCHESI, A (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas, v. 1, 1995.
COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA. Senado Federal. Projeto de Lei do Senado n° 557, de 2013. Disponível em: <https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/115921>. Acesso em: 06 jan. 2020.
FURLANETTO, Helllô. Discalculia: diagnóstico e intervenção psicopedagógica Disponível em: < http://professorahelo.blogspot.com.br/2012/04/discalculia-diagnostico-e-intervencao.html acesso em 04/01/2013 às 10:30>. Acesso em: 03 jan. 2020.
KWIECINSKI, Inês Maria. Diagnóstico e intervenção psicopedagógica. 2012 disponível em: < http://psico09.blogspot.com.br/2012/10/diagnostico-e-intervencao.htm acesso em 29 de janeiro de 2012 as 09:13 >. Acesso em: 03 jan. 2020.
MANUAL DE DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICA DE DOENÇAS MENTAIS (DSM-5). American Psychiatric Association; tradução Maria Inês Correia Nascimento et al.; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli et al.- 5.ª ed. – Porto Alegre: Artmed, 2014.
MOURA, M. O. A série busca no jogo: do lúdico na matemática. In. KISHIMOTO, Tizuko (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2000.
NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (NAD). Material de apoio para o professor trabalhar com alunos com discalculia. Secretaria de Educação de Luzianea., janeiro de 2010. Disponível em: <http://educacaoluziania.go.gov.br/master/sala_professores/dicas/material_de_apoio_para_discalculia.pdf acesso em 18/01/2013 as 12:29>. Acesso em: 03 jan. 2020.
PINHEIRO, Lurdes da Silva Visintainer. Discalculia: estudos e estratégias para desenvolver habilidades matemáticas. 2009. Disponível em: <http://www2.faccat.br/download/pdf/universoacademico/ua2009_lsvpinheiro_zpschein.pdf acesso em 22/01/2012/ as 22:06>. Acesso em: 03 jan. 2020.
SINDICATO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO NO ENSINO MUNICIPAL DE SÃO PAULO (SINPEEM). Portaria nº 6.566 (DOC de 25/11/2014, página 12). Dispõe sobre a implantação e implementação do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem – Naapa, nas Diretorias Regionais de Educação da Secretaria Municipal de Educação, e dá outras providências, 2014.
SILVA, Marcelo Carlos. Dificuldades de aprendizagem em Matemática: a manifestação da discalculia, 2008. Psicologia.com.pt: o portão dos psicólogos. Disponível em:< https://proftina.pbworks.com/f/A0427.pdf>. Acesso em: 07 jan. 2020.
WEINSTEINS, Mônica C.A, Considerações dobre a discalculia: estratégias para uma aprendizagem com sucesso, número 2, volume 1 UFS-BRASIL disponível em < http://www.ldworldwide.org/pdf/portuguese/portugal/ssl/portugal-ssl-n2v1-weinstein.pdf . Acesso em: 03 jan. 2020.