Transformações na prática pedagógica contemporânea: análise do Caderno “Cultura Digital”, do Programa Mais Educação – MEC / Transformations in contemporary pedagogical practice: analysis of the “Digital Culture” Notebook, from the Mais Educação Program
DOI:
https://doi.org/10.34140/bjbv1n4-036Palavras-chave:
Multiletramentos, Letramento Digital, Tecnologias de Informação e Comunicação (TCIs), Análise do Discurso.Resumo
O presente estudo, a partir das considerações de Fairclough (2008), Van Dijk (2008), Soares (2002), Kenski (2017) e Coscarelli (2016), tem o objetivo de abrir uma discussão a respeito da proposta vinculada no Caderno Pedagógico “Cultura Digital” do MEC, com base nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica, e apontar as transformações que acontecem na prática pedagógica, e são possibilitadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Para tanto, considera-se que a era digital, especialmente com o advento da internet, abriu caminho para um novo espaço de comunicação que invade o cotidiano das pessoas, proporciona condições para novas possibilidades e amplas formas e maneiras de relacionamentos, interação, expressão de opiniões e experiências. O estudo busca a compreensão sobre os discursos ideológicos que envolvem o Caderno, que se constitui um material pedagógico e sugere propostas como o uso efetivo de ferramentas digitais. A análise considera como este material, pode contribuir para a aquisição e fortalecimento do letramento digital em práticas pedagógicas consideradas atualizadas.
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