Boas práticas educacionais na perspectiva dos critérios da FNQ / Boas práticas educacionais na perspectiva dos critérios da FNQ

Autores

  • Débora Carvalho Bernardino
  • Leclerc Victer Caitano
  • Gilson Brito Alves Lima
  • Luis Perez Zotes
  • Marlene Jesus Soares Bezerra

Palavras-chave:

Qualidade. Educação, Critérios de excelência, boas práticas.

Resumo

Diante da necessidade da qualidade da Educação do Brasil em escolas de gestão pública, optou-se por utilizar como parâmetro o Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ) por seus critérios de excelência possuírem estreita relação com as Boas Práticas da educação. A metodologia está apoiada em uma pesquisa bibliográfica exploratória e documental, utilizando-se dissertações e teses, anais de congressos, artigos do portal CAPES. Como resultado apresenta-se a percepção dos atores da educação: professores e alunos, quanto às boas práticas em seus níveis de importância e ocorrência, para se estabelecer um diagnóstico que sirva de auxílio a outras instituições construírem os seus próprios para melhor atender as partes interessadas.

 

Referências

BATISTA, Fabio Ferreira. A gestão da qualidade total na escola (GQTE): novas reflexões. Brasília: IPEA, 1994.

BERNARDINO, Débora C; LIMA, Gilson B. A.; VICTER, Leclerc; BEZERRA, Marlene Jesus Soares; ZOTES, Luís P. in: Boas Práticas Educacionais na Perspectiva dos Critérios da FNQ. XIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão e IV Inovarse; 28 e 29 de Setembro, Rio de Janeiro, RJ, 2017.

BEZERRA, Marlene Jesus Soares. Sistema de gestão e os critérios de excelência do Prêmio Nacional da Qualidade: um instrumento de avaliação para o segmento educação. Rio de Janeiro: Arquimedes, 2004.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em janeiro de 2017

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Perguntas frequentes. Disponível em: <http://www.fnq.org.br/perguntas-frequentes/3>. Acesso em jan 2017.

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Prêmio Nacional da Qualidade. Disponível em: <http://www.fnq.org.br/avalie-se/pnq>. Acesso em 13 mar. 2016.

LIKERT, Rensis. The method of constructing an attitude scale. Information Corporation, 1932.

LIMA, João Francisco Lopes de. A educação, o cenário da pós modernidade e a questão da normatividade. 209 f. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.

LONGO, Rose Mary Juliano. Gestão da qualidade na educação: em busca da excelência. In:__________. Gestão da qualidade: evolução histórica, conceitos básicos e aplicação na educação. São Paulo: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, 1996.

MATOS, Daniel; RODRIGUES, Erica. Indicadores educacionais e contexto escolar: uma análise das metas do Ideb. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 66, p. 662-688, set./dez. 2016.

RAMOS, Cosete. O programa da Q.T. na educação: visão de uma educadora. Revista de Educação do Cogeime, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 23-32, 1994.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil, Petrópolis: Vozes, 1997.

UNICEF. Redes de aprendizagem: boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender. Brasília, 2008. Disponível em: <http://www.unicef.org/brazil/pt/Redes_de_aprendizagem.pdf>. Acesso em jan. 2017.

XAVIER, Antonio Carlos da R. Rompendo paradigmas: a implantação da gestão da qualidade total nas escolas municipais de Cuiabá. Brasília: IPEA, 1994. 3 p. (Relatório interno, IPEA. CPS; 16/94).

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Bernardino, D. C., Caitano, L. V., Alves Lima, G. B., Zotes, L. P., & Soares Bezerra, M. J. (2019). Boas práticas educacionais na perspectiva dos critérios da FNQ / Boas práticas educacionais na perspectiva dos critérios da FNQ. Brazilian Journal of Business, 1(4), 1953–1968. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJB/article/view/5657

Edição

Seção

Artigos