Um estudo de eventos sobre a influência das eleições presidenciais de 2006, 2010 e 2014 sobre as ações dos quatro principais bancos comerciais Brasileiros / A study of events on the influence of the 2006, 2010 and 2014 presidential elections on the actions of the four main Brazilian commercial banks

João Carlos Félix Souza, Pedro Henrique dos Santos, Patrick Laun Tatagiba Mota

Resumo


Esse trabalho em contexto de análise informacional do mercado de ações, especificamente no cenário de finanças investigou, através do modelo de estudo de eventos, se as eleições presidenciais ocorridas em 2006, 2010 e 2014 produzem efeito no comportamento do preço das ações das principais instituições financeiras de capital aberto no Brasil. Partindo-se da premissa da hipótese de eficiência de mercado na sua forma semiforte, onde o mercado incorpora rapidamente toda informação relevante, algumas hipóteses foram testadas na condução do trabalho, especialmente sobre a capacidade de detecção de anormalidade de diferentes modelos de cálculo de retorno anormal, através da simulação do comportamento de ações com parâmetros semelhantes às negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F Bovespa) nos cenários apresentados acima. A partir do observado nos testes realizados, foram então identificados os mínimos níveis de anormalidade captados por estes modelos e feitas as análises do comportamento dos preços de ações, através de análises de retorno. Os resultados corroboram a hipótese que o mercado de capitais brasileiro ainda não apresenta a forma semiforte de eficiência informacional, e que as eleições presidenciais afetam diretamente o preço das ações, com retorno do comportamento dos preços de forma lenta e gradual.

 

 


Palavras-chave


gestão de riscos, estudo de eventos, mercado de ações, eleições.

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