Influências da reorganização estrutural sobre os indicadores de desempenho em uma empresa de eletrodomésticos / Influences of structural reorganization on performance indicators in an appliance company
Resumo
O ambiente atual de mercado impõe as empresas tornar o seu processo mais ágil e buscar proporcionar uma resposta mais imediata as variações e necessidades dos consumidores e do ambiente externo-empresarial. Este trabalho tem como objetivo analisar as influências sobre os indicadores de uma empresa de eletrodomésticos nos processos de terceirização de atividades e melhoria do layout industrial. Seu resultado foi de uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa. O estudo foi realizado em uma renomada indústria de eletrodomésticos, que sofreu uma reorganização estrutural entre os anos de 2013 e 2014. No trabalho foram utilizadas ferramentas e técnicas específicas utilizadas pela empresa para análise de cada indicador e das projeções de variáveis. Foi realizada uma análise crítica acerca do comportamento de cada variável, observando-se os parâmetros impactantes sobre estas. Como previsto resultado, observou-se o crescimento nos indicadores de produtividade e qualidade, e ainda no que diz respeito às finanças, houve uma redução nas despesas totais de 17,88% entre os dois anos, o que culminou em uma economia de U$ 327.457 no acumulado anual após as modificações. A presente pesquisa possibilitou destacar a necessidade de saber realizar modificações complexas em ambientes produtivos, de uma forma que não gere transtornos e consequências desagradáveis no que diz respeito ao funcionamento e execução dos processos. Foi possível ainda garantir uma evolução dos conhecimentos para a atuação na engenharia de produção, e o uso das técnicas e ferramentas específicas para a análise e tomada de decisões em ambientes produtivos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Clarissa Lima NUNES, Ana Bárbara de Araújo.Proposta de indicadores para avaliação de desempenho dos Sistemas de Gestão Ambiental e de Segurança e Saúde no Trabalho de Empresas do ramo de engenharia consultiva. Gestão da Produção, 2014. Disponivel em: Acesso em: 16 mai. 2018
AMORIM, Diego F. B. O layout como aliado do fator desempenho. Disponível em: . Acesso em: 06 fev. 2018.
CALLADO, Antônio André Cunha; CALLADO, Aldo Leonardo Cunha; ANDRADE, Luciano Pires de. Padrões de utilização de indicadores de desempenho nãofinanceiros: Um estudo exploratório nas empresas de Serra Talhada/PE. ABCustos, São Leopoldo: Associação Brasileira de Custos, v. 3, n. 2, p. 1-26, mai./ago. 2008.
FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia.5. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
FERREIRA, J.C.E; REAES, P.A. Performance comparison of the virtual cell layout with cellular and job shop configurations using simulation and design of experiments. In: 9th IEEE International Conference on Automation Science and Engineering. IEE CASE, Madison, Wisconsin, EUA: IEEE Robotics and Automation Society, p.795-800, 2013.
FIGUEREDO, Marcelo Salmeron; RAMOS, P. Comunicação organizacional: Quando a comunicação falha. Rev. Posuniasselvi, v. 25, 2016. Disponível em: http://www.posuniasselvi.com.br/artigos/rev02-09.pdf. Acesso em: 04 mai. 2018
FISCHMANN, ADALBERTO AMÉRICO; ZILBER, MOISÉS ARI. Utilização de indicadores de desempenho para a tomada de decisões estratégicas: um sistema de controle ram. Revista de Administração Mackenzie, vol. 1, núm. 1, 2000, pp. 10-25. ISSN: 1518-6776.
GANGA, Gilberto Miller Devós. Trabalho de conclusão de curso (TCC) na engenharia de produção: Um guia prático de conteúdo e forma. São Paulo: Atlas, 2012.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.
MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações.2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
ROSA, Gilson P.; et AL. A reorganização do layout como estratégia de otimização da produção. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, Ano 9, nº 2, abr-jun/2014, p. 139-154.
SILVA. Rafael H. B. (2016) Análise de Regressão e Simulação no Gerenciamento de Indicadores de Desempenho Industrial. Disponível em: Acesso em: 15 de maio de 2018
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e controle da produção: teoria e prática.São Paulo: Atlas, 2007.
YIN, Roberto K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Apontamentos
- Não há apontamentos.