Um estudo comparativo entre os custos logísticos de distribuição de uma frota própria e terceirizada / A comparative study between the logistic costs of distribution of an own and outside fleet

Félix Amâncio de Sousa Júnior, Tálita Floriano dos Santos, Amarildo Pereira dos Santos, Flávio Alves de Moura Júnior, Gerson Fernandes Rocha

Resumo


Algumas empresas que comercializam combustíveis optam por terceirizar a atividade de transporte por vários motivos, dentre eles: a complexidade dos sistemas de transporte, o avanço na comercialização dos combustíveis e também do custo de transporte representar a maior parcela dentre os custos logísticos. Assim, o objetivo deste trabalho é levantar os custos de uma frota de caminhões em uma distribuidora de combustível da cidade de Teresina/PI e comparar com os custos de terceirizar a frota. Portanto, a metodologia adotada na pesquisa refere-se a um estudo de caso, em que os dados foram coletados por meio de informações do sistema interno da empresa e com entrevistas semiestruturadas realizadas junto aos gestores e motoristas. De posse das informações, foram utilizadas planilhas eletrônicas para elaboração e análise dos dados, conforme referencial teórico estudado. Os resultados indicam que, ao se identificar os custos logísticos da frota própria e compará-los ao custo de terceiriza-la, o primeiro é menor comparado com todas as quatros opções sugeridas de terceirização: toda a frota, frota de 15 mil litros, frota de 20 mil litros, frota de 30 mil litros. Com isso, concluiu-se que a melhor opção é manter a frota própria e investir em redução de custo relacionado a combustível, motorista e administrativo. Por fim, vista a atualização da tabela frete, a constante mudança do mercado e por terceirizar ser uma decisão estratégica, a pesquisa proporciona uma base para a continuidade de futuros projetos que possam englobar outros quesitos como qualidade do serviço e satisfação do cliente.

 

 


Palavras-chave


Distribuidora de combustível;custo de transporte; frota própria; terceirização.

Texto completo:

PDF

Referências


AKTAS, Emel; AGARAN, Berrin; ULENGIN, Fusun; ONSEL, Sule. The use of outsourcing logistics activities: The case of turkey. Transportation Research Part C: Emerging Technologies, [s.l.], v. 19, n. 5, p.833-852, ago. 2011.

ARBACHE, Fernando Saba; SANTOS, Almir Garnier; MONTENEGO, Christophe. Gestão de logística, distribuição e trade marketing. 3ed. Rio de Janeiro. Editora FGV. 2007.

BANDEIRA, Renata A. Fatores De Decisão De Terceirização Logística: Análise Na Percepção Dos Executivos. Tese. Porto Alegre. 2009.

BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J.; COOPER, M. Bixby; BOWERSOX, John C. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. 4. ed, São Paulo: Bookman, 2014.

CIEŚLA, Maria. Outsourcing strategy selection for transportation services based on the make-or-buy decision. TransportProblems, [s.l.],v. 10, p. 91-98, 2015.

FERNANDES, Kleber dos Santos. Logística: fundamentos e processos. Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2012.

FREYTAG, Per V.; CLARKE, Ann H.; EVALD, Majbritt R. Reconsidering outsourcing solutions. European Management Journal, [s.l.],n. 2, p. 99-110, 2012.

LIVATO, Marcos; SOUZA, Alexandre P. M. Gestão de custos logísticos na cadeia de suprimentos: um estudo sobre o custo de transporte de cargas. XXX ENEGEP. 2010.

LOUCANOVÁ, Erika; PAROBEK, Ján; PALUŠ, Hubert; KALAMÁROVÁ, Martina. Logistics as a Part of Innovation Process. ActaLogística - International Scientific Journal about Logistics. Vol. 3. p. 1-4. 2016.

MALUTA, Leonardo; FERRI, Enrico B; YOSHIZAKI, Hugo; HINO, Celso M. Análise de terceirização de frota própria em uma empresa do ramo de alimentos. XXVI ENEGEP. 2006.

MORAES, Clayton C.; PICOLO, Gabriela Herculano; ADAMI, Letícia Rodrigues; SIQUEIRA, Luiz Fernando C.; BARBOSA, Vanessa Guimarães. Terceirização da logística de transportes: uma estratégia eficaz para o setor moveleiro.Organizações e Sociedade, Iturama: MG, v. 4, n. 2, p. 140-152, jul./dez. 2015.

NOVAES, Antonio Galvão Naclerio. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. 3ed, Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

QUIRINO, Márcio César. Custos logísticos de transporte: um estudo em uma distribuidora de combustíveis. XVII Congresso Brasileiro de Custos – Belo Horizonte. [2010].

ROSA, Adriano. Gestão do Transporte na Logística de Distribuição Física: uma análise da minimização do custo operacional. Dissertação (Mestrado). Taubaté, SP. 2007.

VALENTE, Amir Mattar; NOVAES, Antonio Galvão; PASSAGLIA, Eunice; VIERIA, Heitor. Gerenciamento de Transporte e frotas. 2.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

WEIDENBAUM, Murray. Outsourcing: Pros and cons. Business Horizons v. 48, p. 311—315. 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.