Descrição das habilidades e práticas organizacionais para o desenvolvimento do programa de melhoria continua - um estudo de caso de uma indústria moageira de cacau / Description of organizational skills and practices for continuous improvement program development - a case study of a cocoa mill

Fabiano Rodrigues Soriano, Jose Carlos Pereira da Silva Junior, Joabe Vieira Andrade Souza, Vinicius Cardoso da Silva Lopes, Fernando Remigio Tamariz Luna, Maruedson Pires Martins, Roberto Carlos Felício, Adjeferson Custódio Gomes

Resumo


A indústria moageira de cacau nacional enfrenta desafios relacionados a concorrência de moageiras instaladas em países do continente africano no que diz respeito ao custo de produção. Neste sentido, a Melhoria Contínua (MC) se apresenta como uma das alternativas viável na busca pela redução de custo e melhoria na eficiência produtiva. A MC se caracteriza por uma busca permanente e acumulativa, no longo prazo, de produtividade e qualidade dos processos, além da satisfação das partes interessadas na organização por meio do uso abordagens de melhoria e técnicas, tanto estatística como gerencial articulada na forma de habilidades Por isso posto, o objetivo deste trabalho se concentra em descrever as práticas de melhoria contínua adotadas pela empresa moageira de cacau selecionada como objeto de estudo de caso. A avaliação da adoção das práticas de melhoria será feita por meio de um estudo de caso único utilizando como instrumento de pesquisas, observações in loco e entrevistas semiestruturada com os gestores da qualidade responsáveis pela MC da empresa localizada no litoral sul do estado da Bahia, região cacaueira. Como resultado deste trabalho destaca-se que a ausência de um sistema integrado de melhoria contínua que impossibilita um melhor retorno, analise e continuidade dos projetos implantados. Nota-se também a necessidade de um amadurecimento e delimitação as responsabilidades dentro da organização para que as tentativas de mudança que resultem em fracasso deixem de procurar culpados. Ainda existe a necessidade de sensibilizar as pessoas da organização quanto à necessidade de treinamento do nível operacional além do fortalecimento de mecanismo para a retenção de conhecimento.

 


Palavras-chave


Indústria Moageira de cacau, Melhoria contínua, Habilidade Organizacional

Texto completo:

PDF PDF

Referências


BESSANT, J.; CAFFYN, S. High involvement innovation through continuosimpovememnt.International Journal of Technology Management, v. 14, n. 3, p. 7-28, 1997.

BESSANT, J.; CAFFYN, S.; GALLAGHER, M.An evolutionary model of continuous improvement behavior.Technovation, v. 21, p. 67-77, 2001.

BHUIYAN, N.; BAGHEL, A. An overview of continuous improvement: from the past to the present. Management Decision, v. 43, n. 5, p. 761-771, 2005.

CAUCHIK-MIGUEL, P. A. et. al. Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção e Gestão de Operações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CAPPELLI, L. et. al. Statistical techniques for continuous improvement: a citizen's satisfaction survey, The TQM Journal, v. 22, n. 3, p.267- 284, 2010.

IMAI, M. GembaKaisen: A common sense, low-cost approach to management. McGraw-Hill, New York, 1997.

MONTGOMERY, D. C. A modern framework for achieving enterprise excellence.InternationalJournalofLeanSix, v. 1, n.1, p. 56-65, 2010.

OPRIME, P. C.; SORIANO, F.R. ; DONADONE, J. C. Análise da teoria e práticas da melhoria contínua nos programas Seis Sigma. In: ENEGEP, XXI, 2011, Belo Horizonte. Anais..., Belo Horizonte: ABEPRO, 2011. p. 01-11.

SORIANO, F.R. et. al. Análise da importância da aplicação da melhoria para o desempenho de empresas de manufatura. In: SIMPEP XVIII, 2011, BAURU. Anais.... Bauru: UNESP, 2011. a

SORIANO, F.R. et. al. Comparative Analysis of Continuous Improvement Activities Among Small, Medium and Large Companies. In: ICPR XXI, 2011, Stuttgart. Anais... , Stuttgart: Fraunhofer-Institut, 2011.b


Apontamentos

  • Não há apontamentos.