Proteção radiológica de radiodiagnósticos médicos - um estudo de caso em ambiente hospitalar no Rio de Janeiro / Radiological protection of medical radiodiagnostics - a case study in a hospital environment in Rio de Janeiro

Autores

  • Claudio Covas Fernandes

Palavras-chave:

Proteção Radiológica, Radiodiagnóstico Médico, Raios X.

Resumo

Instituições de atenção à saúde estão utilizando, em seus ambientes, instalações radiativas para realização de diagnósticos médicos. Devido os danos que esta atividade pode causar a saúde dos trabalhadores, acompanhantes e pacientes, podemos considerar este tipo de atividade como sendo um procedimento de alto risco. Neste estudo descrevemos sobre os tipos de radiações ionizantes, as características do raio X, os dosímetros e os equipamentos de proteção. Argumentamos que, a partir da discussão sobre os princípios da proteção radiológica, as execuções dos radiodiagnósticos podem ocorrer de forma a produzir o menor risco possível. Abordamos também a interação da radiação ionizante com a matéria, seus efeitos biológicos e a prevenção de efeitos adversos da exposição à radiação para radiodiagnóstico médico. Identificamos e levantamos as referências bibliográficas e os requisitos legais de proteção radiológica aplicável ao radiodiagnóstico médico. Posteriormente, através de um estudo de caso no setor de radiologia em uma instituição médica, realizamos observações não participativas analisando, comparativamente, os procedimentos adotados pelo setor de radiologia da instituição envolvida e os requisitos legais aplicáveis. Logo, concluímos apresentando sugestões de melhorias para conscientização dos trabalhadores envolvidos e para a adequação aos requisitos legais com otimização da proteção radiológica.

 

 

Referências

ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Portaria do nº 453, Diretrizes de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, de 1 de junho de 1998. Publicada em Diário Oficial da União em 02/06/1998.

AZEVEDO, A. Radioproteção em serviços de saúde. FIOCRUZ - Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biossegurancahospitalar/dados/material10.pdf Acesso em: 26/05/2006

CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear, CNEN-NN-3.01, Diretrizes básicas de proteção radiológica. Portaria CNEN/PR 007 de 17/01/2006 (Alterações). Publicada em Diário Oficial da União em 18/01/2006.

DA SILVA, Teógenes et. al. Sinopse das recomendações de 1990 da “International Commission on Radiological Protection” (publicação ICRP 60). COPPE, UFRJ, Rio de Janeiro, 1993.

ELBERN, Alwin. Formação da imagem radiográfica, Colégio Brasileiro de Radiologia, 2002. Disponível em <http://www.cefetsc.edu.br/~radiologia/downloads.html> Acesso em: 19 de Julho de 2007.

FERREIRA, Aurélio. Novo dicionário eletrônico Aurélio versão 5.0. Positivo Informática, 2004.

FERNANDES, Geraldo Sérgio et. al. Avaliação dos riscos ocupacionais de trabalhadores de serviço de radiologia, São Paulo, v. 38, n. 4, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br /scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842005000400009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 de Julho de 2007.

GOMES, Robson Spinelli. Condições do meio ambiente de trabalho e riscos da exposição aos raios x no serviço de radiodiagnóstico de um hospital público. Fundacentro, 2002.

ICRP - International Commission on Radiological Protection. Recommendations of the International Commission on Radiological Protection, ICRP Publication 60, Pergamon Press, New York, 2002.

IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Noções básicas de proteção radiológica. Coord. Sandra A. Bellintani e Fátima das Neves Gili. IPEN, São Paulo, 2002.

JABARRA, Cleber. Apostila do Curso de Supervisor de Radioproteção, Jabarra Radioproteção – Rio de Janeiro, 2006.

MTE - Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora nº 32, Segurança e saúde em estabelecimento de saúde. Aprovada pela Portaria 483/2005 de 11 de novembro e publicada em 16/11/2005 seção 1 páginas 80-94. Diário Oficial da União, Brasília, 2005.

PEREIRA, Leslie. Caracterização e implantação de feixes de radiação para estudo de dispositivos de proteção individual com equivalência em chumbo utilizados em práticas de radiodiagnóstico. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Radioproteção e Dosimetria – Rio de Janeiro, 2004.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3ª edição. Editora Atlas. São Paulo, 1999.

TAUHATA, L. et. al. Radioproteção e dosimetria: fundamentos. IRD/CNEN, 5ª revisão, Rio de Janeiro, 2003.

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

Fernandes, C. C. (2019). Proteção radiológica de radiodiagnósticos médicos - um estudo de caso em ambiente hospitalar no Rio de Janeiro / Radiological protection of medical radiodiagnostics - a case study in a hospital environment in Rio de Janeiro. Brazilian Journal of Business, 1(2), 546–563. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJB/article/view/2520

Edição

Seção

Artigos