Vantagens na utilização do presetter de ferramentas em máquinas CNC de uma indústria metalmecânica / Advantages in the use of the presetter of tools in CNC machines in a metalmechanical industry

Autores

  • Cristiano Eduardo Gross
  • Anderson Hoose
  • Nilo Alberto Scheidmandel
  • Moacir Kripka

Palavras-chave:

preset, presetter de ferramentas, produção.

Resumo

Este trabalho apresenta a melhora na rotina de trabalho dos operadores e do processo produtivo envolvendo duas máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado), com a utilização do equipamento de presetter de ferramentas, em uma indústria metalmecânica. A empresa apresenta como problema a baixa disponibilidade de horas máquina, decorrente da heterogeneidade de itens produzidos e da abundância de lotes de produção. As literaturas pesquisadas envolvem em sua maior parte os conceitos do mecanismo da função produção e a troca rápida de ferramentas, citando como autores: Shingo (2000) e Mondem (1984). O procedimento metodológico utilizado para a pesquisa é de natureza exploratória, sendo que a empresa estudada desconhece a utilização do equipamento presetter de ferramentas. Desta forma, o pesquisador conduziu junto a indústria um levantamento de dados, com registro dos tempos de processo e tabulação dos dados em planilha eletrônica, comparando a atividade antes e depois, com a utilização do equipamento presetter. Entre os resultados constatados têm-se: uma redução de 74,1% no tempo gasto para o ajuste e correção de ferramentas (preset interno) e aumento no tempo disponível de operação das máquinas CNC.

 

Referências

ANTUNES, Junico; ALVAREZ, Roberto; BORTOLOTTO, Pedro; KLIPPEL, Marcelo; PELLEGRIN, Ivan de. Sistemas de Produção. Conceitos e Práticas para Projeto e Gestão da Produção Enxuta. Porto Alegre: Bookman, 2008.

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de Metodologia Científica. 3 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro A.; DA SILVA, Roberto. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

DIEHL, Astor Antônio; PAIM, Denise Carvalho Tatim. Metodologia e Técnica de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas. Passo Fundo: Clio Livros, 2002.

JUNIOR, Eudes Luiz Costa. Gestão em Processos Produtivos. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2012.

KAPLAN, Marty et al. Cortar Custos pode ser para sempre. Revista HSM Management, Harvard Management Uptade 5, p. 6 – 7, março-abril 2003.

MONDEM, Yasuhiro. Sistema Toyota de Produção. São Paulo: Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais, IMAM 1984.

OHNO, T. O Sitema Toyota de Produção – Além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bookman, 1996.

SHINGO, Shigeo. Sistema de troca rápida de ferramenta: uma revolução nos sistemas produtivos. Porto Alegre: Bookman, 2000.

ZACCOLO, Artêmio. Planejamento e Organização Industrial. Apostila do Curso Especial de Pró-Design. Panambi, novembro de 1998.

Downloads

Publicado

2019-07-22

Como Citar

Gross, C. E., Hoose, A., Scheidmandel, N. A., & Kripka, M. (2019). Vantagens na utilização do presetter de ferramentas em máquinas CNC de uma indústria metalmecânica / Advantages in the use of the presetter of tools in CNC machines in a metalmechanical industry. Brazilian Journal of Business, 1(2), 515–532. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJB/article/view/2469

Edição

Seção

Artigos