BPMN e organização celular de equipes na implantação de gerenciamento por processos em empresa siderúrgica / BPMN and cellular organization of teams in the implementation of management by processes in steel company

Uarlem José de Faria Oliveira, Rodrigo de Alvarenga Rosa, Roquemar de Lima Baldam, Lourenço Costa, Thalmo de Paiva Coelho Junior, Elaine Christina Gonçalves Dá Rós Baldam

Resumo


Este artigo tem como objetivo demonstrar os trabalhos realizados em uma empresa siderúrgica no intuito de melhorar os seus processos organizacionais ligados diretamente a satisfação dos clientes, tornando-os mais ágeis, menos suscetíveis a erros e conseqüentemente mais eficazes, onde para obter o resultado esperado se valeu da utilização das técnicas de modelagem de processos por meio da notação BPMN (Business Process Model and Notation) e da criação de equipes de trabalho em formato celular, denominadas “Células de Atendimento”, focadas nas atividades que possuem valor para os clientes, sendo que a metodologia utilizada nesta pesquisa foi um estudo de caso descritivo, exploratório e participante, onde após uma revisão da bibliografia foram aplicadas as técnicas do BPMN na modelagem dos processos e feita uma análise da melhoria dos principais processos que afetam a satisfação dos clientes após a criação das equipes celulares, sendo que os resultados obtidos pela empresa permitiram concluir a eficácia destes métodos se corretamente aplicados.

 


Palavras-chave


BPMN; equipes celulares; siderurgia.

Texto completo:

PDF

Referências


BLANKENSHIP, J. C. Competitive Advantage through business performance management. Issues in Information Systems, v. 5, n. 1. p. 29-34, 2004.

CAMPOS, V. F. True Power – Management practices for revolutionary results. 1ª. ed. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços, 2010. 149p.

DAMANPOUR, F.; GOPALAKRISHNAN, S. Theories of organizational structure and innovation adoption: the role of environmental change. Journal of Engineering and Technology Management, n 15, p 1-24, 1998.

DAVENPORT, T, SHORT, J. E. The new industrial engineering: information technology and business process redesign. Sloan Management Review, v. 31, n. 4, p 11-27, 1990.

DAVIS, D. D; WILSON, B. J. Strategic buyers, horizontal mergers and synergies: An experimental investigation. International Journal of Industrial Organization, n 26, p 643-661, 2008.

GIBSON, J. L; IVANCEVICH, J. M ; DONNELY JR, J. H. Organizations: Behavior, Structure, Processes. 13rd ed, Boston: Irvin/Mcgraw-Hill, 2008, 576p.

GILBERT, C.G. Unbundling the structure of inertia: resource versus routine rigidity. Academy of Management Journal. Vol. 48, n.5, p.741-763, 2005.

HOFFMAN, K.; KAPLINSKY, R. The point of transition from machinofacture to systemofacture. In: HOFFMAN,K.e KAPLINSKY, R. Drivin force: the global reestructuring of technology, labour and investment in the automobile and components industries. London: Westview, p. 31-71, 1988.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 9001:2008 Quality management systems – Requirements. Geneva, 2008.

KHAN, R. N. Business process management: a practical guide. Tampa: Meghan-Kiffer Press. 2004, 336p.

KOPCZAK, L. R; FRANSOO, J. C. Teaching supply chain management through global projects with global project teams. Production and operations management. Vol. 9, n 1, p 91-104, 2000.

KUMAR, S; STREHLOW, R. Business process redesign as a tool for organizational development. Technovation, Amsterdam, v. 24, n. 11, p 853-861, 2004.

LARSON. A. Demystifying Six Sigma: A Company – Wide Approach to Continuous Improvement. New York: American Management Association, 2003,19p.

MATOS, L. M. C.; AFSARMANESH, H.. A comprehensive modeling framework for collaborative networked organizations. Journal of Intelligent Manufacturing, n 18, p 529-542, 2007.

OMG. BPMN - Business Process Modeling Notation. Disponível em: . Acesso em: 16/02/2010.

RANK, O. N. Formal structures and informal networks: Structural analysis in organizations. Scandinavian Journal of Management. n 24, p 145-161, 2008.

ROSSI, S; VOLPIN, P. F. Cross-country determinants of mergers and acquisitions. Journal of Financial Economics, Vol. 74, p 277-304, 2004.

SHAH, N. From Global village to global marketplace: Metaphorical descriptions of the global internet. International Journal of Media and Cultural Politcs. Vol. 4, n. 1, p 9-26, 2008.

SMITH, H; FINGAR, P. Business Process Management: The Third Wave. Meghan-Kiffer Press, 2003, 311p.

SOHAL, A. S; TERZIOVSKI, M; ZUTSHI, A. Team-based strategy at Varian Australia: a case study. Technovation, Vol. 23, n 4, p 349-357, 2003.

YIN, R. K. Case Study Research: Design and Methods. 3rd ed., Vol. 5, Thousand Oaks: Sage Publications, 2002, 200 p.

YURTOGLU, B, B; GUGLER K. The effects of merger on company employment in the USA and Europe. International Journal of Industrial Organization. n. 22, p 481-502, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.