Horta escolar em um centro municipal de educação infantil de São José dos Pinhais / School garden in a municipal education center in São José dos Pinhais

Adriana Rodrigues Moreira, Ana Beatriz Nizer Rodrigues, Jaqueline Oliveira Poiani, Luciana Beatriz dos Santos, Maria Gabriela de Lima França

Resumo


A horta escolar é importante, visto que tem como seu principal objetivo a educação ambiental e os benefícios que ela proporciona aos alunos por meio de aspectos nutricionais e alimentares, pois os mesmos passam a ter uma vida mais saudável. O objetivo do presente artigo é apresentar a implantação de uma horta em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), desde a preparação do solo (adubando), medição dos espaços entre os canteiros para plantar as sementes, definição de quais alimentos serão plantados até a colheita realizada pelos alunos e professores. Para isso, os métodos utilizados foram pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica, entrevista, o registro fotográfico, além de fazer visitas técnicas. O principal resultado foi a construção da horta desde a manutenção do local até o plantio das mudas feita pela equipe com a ajuda dos alunos. Conclui-se que a implantação da horta escolar no CMEI, foi benéfica para a vida dos alunos, uma vez que estimulou a consciência ambiental e sustentável, além de complementar a alimentação dos mesmos na instituição, e supõe-se que o conhecimento adquirido foi repassado no ambiente familiar.


Palavras-chave


Horta. Educação ambiental. Conhecimento.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, M.M. Introdução a metodologia do trabalho cientifico. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

BVS (Biblioteca virtual em saúde). Pombos: conheça os riscos que eles trazem para a saúde. Notícia de agosto de 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/238_pombos.html. Acesso em 27 de outubro de 2017.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GRAÇA, V. A. C. et al. Otimização de projetos das escolas da rede pública estadual de São Paulo considerando o conforto ambiental. In: ENCONTRO NACIONAL, VI; ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, III, 2001, São Pedro.

MAGALHÃES, A. M.; GAZOLA H. Proposta de Educação Alimentar em Creches. In: Congresso Internacional de Educação Infantil 1. 2002, Bombinhas. Anais. Bombinhas: PMPB, 2002.

MARIN-VIADEL, Ricardo. RÓLDAN, Joaquin. Metodologías Artísticas de Investigación em Educación. Málaga, Espanha: Ediciones Aljibe, 2012.

Ministério da Educação. Censo escolar da educação básica. Ideb: apresentação. Disponível em:. Acesso em: 02/11/2017

RUIZ, J.A. Metodologia cientifica. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2013.

SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos. Rima (2004).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.