Proposta para reduzir os atrasos na execução das atividades de rotina do setor administrativo em um conselho profissional / Proposal to reduce delays in routine activities of the administrative sector in a professional council

Autores

  • Maryana Silveira Calixto
  • Izabele Miller Zotto
  • Rosilda do Rocio do Vale
  • Leticia Stroparo Tozetti

Palavras-chave:

Controle, Gestão Pública, Rotina Administrativa.

Resumo

Este trabalho é uma pesquisa de campo realizada em uma instituição pública, em específico e um conselho profissional regional do estado do Paraná que está localizado na cidade de Curitiba. O trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para reduzir os atrasos na execução das atividades de rotina do setor administrativo. Para conhecer as principais atividades desenvolvidas pela entidade realizou-se uma visita e notou-se grande morosidade na execução dos processos administrativos desenvolvidos pelo órgão. Diante da necessidade de um estudo aprofundado para identificar as causas do problema, realizou-se uma entrevista informal, na qual foi possível identificar claramente o que estava acontecendo. A fundamentação teórica apresenta conceitos referentes à gestão pública. Foram utilizadas algumas ferramentas para auxiliar na elaboração deste trabalho como: brainstorming para identificar as causas e apresentar as alternativas de soluções; diagrama de Ishikawa para apresentar as causas do problema; matriz GUT para priorizar as causas; 5W2H para elaborar o plano de ação. Considerando os dados coletados e após diagnóstico com base em métodos eficientes de solução de problemas, apresentou-se o plano de ação para redução dos atrasos na execução das rotinas administrativas da entidade em estudo e com isso, solucionar o problema.

Referências

ALBARELLO, C. B. O papel do administrador na gestão pública. Revista de Administração, 2006.

AMORIM, V. A. J. Licitações e contratos administrativos: teoria e jurisprudência. Brasília, 2017.

ANGÉLICO, J. Contabilidade pública. Ed. 8. São Paulo: Atlas, 2011.

BASTOS, C. R. Curso de direito administrativo. São Paulo, 2002.

CARVALHO FILHO, J. S. Manual de Direito Administrativo. Ed. 7. Revista: Ampliada e atualizada. Rio de Janeiro: Lumen Iuris (2001).

CASTRO, A. C.; CASTRO, C. O. Gestão Pública Contemporânea. 1 ed. Curitiba: Editora Intersaberes, 2014.

CHIAVENATO, I. Administração geral e pública: provas e concursos. Ed. 4. Barueri, São Paulo: Manole, 2016.

CKAGNAZAROFF, I. B. Reforma gerencial e o papel do gestor público: ator de mudança ou de resistência. Lisboa/Portugal, 2002.

COLETTI, J.; BONDUELLE, G. M.; IWAKIRI, S. Avaliação de defeitos no processo de fabricação de lamelas para pisos de madeira engenheirados com uso de ferramentas de controle de qualidade. Ed 1. Curitiba: Acta Amazonica, 2010.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS. CNM Planejamento Municipal. Brasília, 2013.

COSTA, B. R. M.; VALENTE, M. A. L. Responsabilidade Social dos Conselhos Profissionais. 1 ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2008.

DAFT, R. L. Administração. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

FÁVERI, R.; SILVA, A. Método GUT aplicado à gestão de risco de desastres: uma ferramenta de auxílio para hierarquização de riscos. Ed 1. Revista Ordem Pública, 2016.

GONÇALVES, J. F. T. Padronização de procedimentos: um estudo de caso em uma coordenadoria de trabalho de curso de graduação. Arequipa-Perú, 2016.

GUIO, L. M. P. A padronização das rotinas administrativas rumo à certificação de qualidade: o caso Rochaz Indústria e Comércio Ltda. Monografia (Secretariado Executivo Trilíngue). Viçosa–MG: Universidade Federal de Viçosa, 2006.

HADDAD, R. C.; MOTA, F. G. L. Contabilidade pública. Departamento de Ciências da Administração/UFSC, Florianópolis, 2010.

LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

LOPES, J. Fazer Do Trabalho Científico Em Ciências Sociais Aplicadas. Recife: Editora Universitária UFPE, 2006.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. Edição 6. São Paulo: Atlas, 2007.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. Ed. 24. São Paulo: Malheiros (1999).

MOREIRA NETO, D. F. Curso de direito administrativo. Ed. 10. Rio de Janeiro, Forense, 1994.

PÁDUA, E. M. M. Metodologia da Pesquisa. 13ª Edição. São Paulo: Papirus Editora, 2007.

PALUDO, A. V. Orçamento público e administração financeira e orçamentária. Ed. 4. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA. Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8666cons.htm>. Acesso em: 20 set. 2018.

PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA. Constituição Da República Federativa Do Brasil De 1988.

Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 21 set. 2018.

TESOURO NACIONAL. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Ed. 7. 2017.

Downloads

Publicado

2019-03-22

Como Citar

Calixto, M. S., Zotto, I. M., Vale, R. do R. do, & Tozetti, L. S. (2019). Proposta para reduzir os atrasos na execução das atividades de rotina do setor administrativo em um conselho profissional / Proposal to reduce delays in routine activities of the administrative sector in a professional council. Brazilian Journal of Business, 1(1), 46–65. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJB/article/view/1561

Edição

Seção

Artigos