Doença infecciosas das aves: revisão de literatura

Andréa Maria Carneiro de Melo, Tayná Clarindo da Silva, André Gil Sales da Silva, Roberta Simone Rodrigues Carneiro, Rodolfo Coutinho de Pontes, Harrison Costa Coutinho de Souza, Isaac Manoel Barros Albuquerque

Resumo


Com a modernização da indústria avícola, surge a necessidade de maior atenção à saúde dos plantéis, principalmente pelo fato da produção de aves ocorrer em sistemas intensivos de criação com alta densidade animal. A compreensão dos fatores de risco imunossupressores e de sua patogênese são essenciais para obtenção de melhor saúde, bem-estar e contribuição total de avanços genéticos e nutricionais para a produção eficiente. Objetivou-se com este trabalho apresentar as principais afecções que acometem as aves domésticas. A laringotraqueíte infecciosa das aves é uma doença respiratória altamente contagiosa, que acomete principalmente galinhas e outras aves. A Doença de Newcastle também é conhecida como pseudo-peste aviária. A influenza aviária, também conhecida como gripe do frango ou gripe aviária, é uma doença infecciosa aguda altamente contagiosa descrita em diversas espécies animais inclusive, em humanos. A bronquite infecciosa das aves (BI) é uma doença viral altamente infecciosa e acomete aves de ambos os sexos. A aspergilose ou pneumonia micótica é causada por diversas espécies de fungos do gênero Aspergillus. Candidiase é o termo utilizado para definir processos micóticos causados por fungos do gênero Candida sp. Síndrome da Queda de Postura, é uma doença infectocontagiosa de ocorrência em vários países do mundo, que afeta galinhas adultas e também outras aves durante a fase de produção. A colibacilose consiste em um grupo de doenças causadas por E.coli. As salmoneloses aviárias são enfermidades provocadas por bactérias do gênero Salmonella. O botulismo em aves é caracterizado pela paralisia flácida simétrica ascendente. A prevenção de enfermidades é o caminho mais adequado para que se promova e se proteja a saúde dos animais e seres humanos.


Palavras-chave


Doença infecciosa; Aves; Zoonose; Fungos; Bactérias.

Texto completo:

PDF

Referências


BACK, A. Manual de doenças de aves. 2.ed. Editora Integração: Cascavel, PR. p 311. 2010.

BUCHALA, F. G. Laringotraqueíte infecciosa das aves – Medidas de defesa sanitária animal – XXX encontro de avicultores do estado de São Paulo – XXVII jornada técnica, p. 32 – 45. 2004.

CUBAS, Z. S.; GODOY. S.N.; Candidíase sp, Disponível em:; acesso em 19 Mar 2008.

DI FABIO, J.; ROSSINI, L.I. Bronquite infecciosa das galinhas. In: BERCHIERI JÚNIOR, A.; MACARI, M. Doenças das aves. Campinas: FACTA, p.283-300.2000.

ETTINGER, S ; J; E.C.; Tratado de medicina interna veterinária. Rio de Janeiro: ed Guanabara Koogan, 5 ed. p. 501, 2004.

JÚNIOR, A.; MACARI, M. Doenças das aves. Campinas: FACTA. p.283-300,2000.

OSÓRIO, L., et al. DESINFECÇÃO AMBIENTAL NO CONTROLE DE ASPERGILLUS spp. NO CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE ANIMAIS MARINHOS. 2007.

SAAD, M. B. Efeito da suplementação de selênio orgânico na resposta imunológica de frangos de corte. 54f. Dissertação (Mestre em Ciências Veterinárias). Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2009.

SANTOS, B. M. et al., Manual de doenças avícolas. Viçosa, MG: Ed. UFV. p. 224. 2008

SESTI, L. Biosseguridade em granjas de frangos de corte: conceitos e princípios gerais. In: SIMPÓSIO BRASIL SUL DE AVICULTURA, 5. Chapecó. Anais...Concórdia: Embrapa Suínos e Aves, p.55-72, 2004.

SWAYNE, D.E.; KING, D.J. Avian influenza and Newcastle disease. Journal of american veterinary medicine association, v.222, n.11, p.1534-1540, 2003.

TRAMPEL, D.W. et al. Toxicoinfectious botulism in commercial caponized chickens. Avian disease, v.49, p.301-303, 2005.

VRAMJAC, Alexandre. Revista de saúde pública: Influenza Aviária e casos em Humanos. Vol. 40. Nº 1. São Paulo: informes técnicos institucionais, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.