Caracterização de atributos de qualidade do solo e recomendação de calagem e adubação para sistemas de cultivo com inclusão de soja / Characterization of soil quality attributes and recommending liming and fertilizing for cultivation systems with soy inclusion

Thalia Aparecida Segatto, Leonardo Cesar Pradebon, Eduarda Donadel Port, Iago Jardim Santos, Jordana Schiavo, Matheus Guilherme Libardoni Meotti, Leonir Terezinha Uhde

Resumo


As práticas de manejo do solo (químicas, físicas e biológicas), associadas a um conjunto de práticas conservacionistas, são fundamentais para a melhoria dos solos, do ambiente e para o aumento da produtividade. O trabalho teve como objetivo caracterizar os atributos de qualidade do solo em sistemas de cultivo com inclusão da soja e dimensionar a recomendação de calagem e adubação para as culturas de inverno. Foram realizadas coletas de plantas para diagnóstico de massa verde e contagem de plantas por metro linear para determinação da população de plantas. Além dessas, foi feita a amostragem de solo para fins de avaliação dos atributos físicos e químicos do mesmo e, posteriormente, as recomendações de calagem e adubação. A interpretação dos resultados das análises do solo e as recomendações de adubação nos sistemas de cultivo canola/milho grão/soja e nabo forrageiro/milho grão/soja, permitiu observar que as diferenças de adubação são pequenas entre os sistemas de inverno – safra 2019 –, o que é explicado, em parte, pelo fato de as culturas de nabo forrageiro e canola pertencerem à mesma família botânica e proporcionarem benefícios semelhantes às plantas. As condições de fertilidade do solo, relacionadas com a reação do solo (pH) e a disponibilidade de nutrientes e ausência de elementos tóxicos e não restrição física (compactação), permitem concluir que as condições de solo são favoráveis para o desenvolvimento dos cultivos.


Palavras-chave


soja, antecedentes culturais, solo.

Texto completo:

PDF

Referências


COMISSÃO DE QUIMICA E FERTILIDADE DO SOLO- RS/SC. Manual de adubação e de calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 10. 225 p. CQFS-RS/SC – COMISSÃO DE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO - RS/SC. Manual de calagem e adubação para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Santa Maria: SBCS-NRS, 2016.

BARROS, T.; JARDINE, J. Nabo Forrageiro. EMBRAPA. Brasília. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/agroenergia/arvore/CONT000fbl23vn002wx5eo0sawqe38tspejq.htmlAcesso em: 28 de março de 2019>

LINK, D.; COSTA, E.; MARIO, J.L. Insetos associados a colza resultados preliminares. In: REUNIÃO ANUAL DE PROGRAMAÇÃO DE PESQUISA E DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA DA COLZA. Porto Alegre,1981, 2p. (mimeografado).

AGROLINK. NUNES, José Luis da Silva. Características da soja (Glycine Max). [S.l]: [2016]. Disponível em: . Acesso em: 4 de abril de 2019.

EMBRAPA. BARROS, Talita Delgrossi; JARDINE, José Gilberto. Nabo forrageiro. Brasília: Embrapa, [201-?]. Disponível em: . Acesso em: 2 de abril de 2019.

EMBRAPA. Soja. Londrina: Embrapa, [201-?]. Disponivel em: . Acesso em: 4 de abril de 2019.

________. A matéria orgânica do solo. [S.l]: 2010. Disponível em: . Acesso em: 2 de abril de 2019.

________. Adubação verde, fonte de nutrientes para as plantas. Porto Alegre: [2012]. Disponível em: . Acesso em: 2 de abril de 2019.

TMG. Cultivares. Rondonópolis: TMG, [201-?]. Disponível em: . Acesso em: 4 de abril de 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.