Ferramenta web para acesso aos períodos de semeadura de arroz de sequeiro e feijão comum / Web tool for acess to highland rice and common bean seeding time

Marcelo Gonçalves Narciso, Silvando Carlos da Silva, Fábio Fernandes Noleto, Márcia Gonzaga, Luciene Froes Camarano de Oliveira, Élcio Perpétuo Guimarães, Vítor Henrique Vaz Mondo

Resumo


É sabido que existem aplicativos que auxiliam os usuários no monitoramento remoto das máquinas agrícolas, outros fazem análises sobre nutrição dos animais, outros têm foco na fertilização, geolocalização, sementes, enfim, tudo para facilitar e aperfeiçoar o setor agrícola. Nessa mesma linha, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) possui uma série de informações sobre zoneamento de riscos climáticos, resultando em definição dos períodos de semeadura mais apropriados ao cultivo das principais espécies de importância econômica no Brasil. Com a utilização destas informações, foi possível reduzir os riscos climáticos para as culturas, o retorno de capitais aplicados em operações de crédito agrícola, a redução das taxas de sinistralidade e, de modo geral, a diminuição do número de indenizações pagas pelo  Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (PROAGRO) e por seguradoras privadas. O MAPA armazena e disponibiliza em seu sitio web as informações sobre zoneamento. Dada à importância dessas informações, foi desenvolvida uma ferramenta web, que é o foco deste trabalho, que fornece, de maneira rápida e objetiva, os períodos de semeadura com menor risco climático para as culturas de arroz de terras altas e feijão comum no País, considerando tipo de solo e as cultivares de acordo com o grupo de ciclo a que pertencem.


Palavras-chave


Clima, Solo, Software, Cultivares, Plantio.

Texto completo:

PDF

Referências


MILANI, A. Mysql – Guia do Programador. Editora Novatec, São Paulo, 2017.

MONTEIRO, J.D.A. Desenvolvimento de aplicações multi-plataformas para dispositivos móveis. 2006. 148 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Matemáticas e de Computação) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006.

NIELSEN, J. Projetando Websites: designing web usability. Tradução de Ana Gibson. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000a.

PHP. Sítio disponível em www.php.net. Sítio visitado em 14/05/2017.

ROCHA, H.V.; BARANAUSKAS, M.C. Design e Avaliação de Interfaces Humano-Computador. Editora Unicamp, Campinas-SP, 2003.

SILVA, S. C. da; ASSAD, E. D. Zoneamento de riscos climáticos no arroz de sequeiro nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Bahia. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Passo Fundo, RS., v. 9., n. 3., p. 536-543., 2001.

SILVA, M. S. JavaScript – Guia do Programador. Editora Novatec, São Paulo, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.