O conceito lean green utilizado na proposta de reciclagem de cascalho de perfuração de poços de petróleo e gás / Lean green concept used in the proposal for recycling gravel from oil and gas wells

Nathalia Campos Silva, Hugo Costa Gonçalves, Luiz Antônio de Oliveira Chaves, Flávio Silva Machado, Mateus Carvalho Amaral

Resumo


O conceito Lean Green integra o pensamento enxuto com a sustentabilidade. Essas filosofias estão presentes no cotidiano de grandes empresas de forma separada e a fusão desses conceitos as tornam ainda mais competitivas. Tendo em vista o atual cenário da indústria de petróleo e gás brasileira e o método empregado para o descarte de sólidos de perfuração offshore é levantado o potencial de reaproveitamento dos cascalhos de perfuração em um novo processo produtivo.  O cascalho de perfuração hoje é lançado ao mar, e esse material apresenta capacidade produtiva, podendo se transformar em tijolo ecológico (solo-cimento), quando encaminhado para terra, e aqui ganhando valor, ao ser incorporado na fabricação de tijolos ecológicos. A quantidade de cascalho gerado durante a perfuração de um único poço de petróleo é capaz de produzir cerca de 800 mil tijolos.


Palavras-chave


Cascalho de perfuração, Tijolo solo-cimento, Lean Green.

Texto completo:

PDF

Referências


AECON (2012, “EAP - Estudo ambiental de perfuração campo de Xerelete (Blocos BC-2 e BM-C-14) Bacia de Campos. Rio de Janeiro, RJ.

Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (2008), “ A cadeia do petróleo e gás no Brasil”, Aspectos Regulatórios.

ALVES, FB et Gomes (2011), O universo da indústria petrolífera: da pesquisa à refinação. 2ª Ed. Calouste; Lisboa.

ARARUNA JÚNIOR, et Burlini (2013), Gerenciamento de resíduos na indústria de petróleo e gás: os desafios da exploração marítima no Brasil, 1 ed., Elsevier: PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ.

Associação Brasileira de Normas Técnicas (2012), NBR 10833: Fabricação de tijolo e bloco de solo-cimento com utilização de prensa manual ou hidráulica, 1ed, ABNT, Rio de Janeiro, RJ.

Associação Brasileira de Normas Técnicas (1992), NBR 12253: Solo-cimento - dosagem para emprego como camada de pavimentação, 1 ed, ABNT, Rio de Janeiro, RJ.

BRASIL, Petrobras (Org.) (2015), Conheça os diferentes tipos de poços de petróleo e gás natural, disponível em: www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/conheca-os-diferentes-tipos-de-pocos-de-petroleo-e-gas-natural.htm (Acesso em: 06 out. 2016).

CAENN, R., et al.(2014), Fluidos de perfuração e completação, 6 ed., Elsevier, Rio de Janeiro, RJ.

FELIX, H., (2010), A questão ambiental na empresa, disponível em: www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-questao-ambiental-na-empresa/45182/, (Acesso em: 23 nov. 2016).

KHODEIR, LM., (2016), Othman R. Examining the interaction between lean and sustainability principles in the management process of AEC industry. ASEJ, disponível em http://dx.doi.org/10.1016/j.asej.2016.12.005 (Acesso em: 06, janeiro, 2017).

MARQUES, S.K.J., (2015), Um material de construção de baixo impacto ambiental: o tijolo de solo-cimento, Tese de Doutorado em Engenharia dos Materiais, Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN.

MOREIRA, C.B., (2011), Um estudo sobre os aspectos ambientais relacionados à utilização de fluidos de perfuração em áreas offshore, Monografia em Engenharia de Petróleo, Universidade Federal Fluminense; Niterói, RJ, disponível em: www.repositorio.uff.br/jspui/bitstream/1/1403/1/Chaya Bergman Moreira.pdf (Acesso em: 13 jul. 2016).

MOTTA, J.C.S.S.,(2014) et al. Tijolo de solo-cimento: análise das características físicas e viabilidade econômica de técnicas construtivas sustentáveis, E-xacta, Belo Horizonte, MG.

PEREIRA, M.S., (2010), Caracterização de cascalho e lama de perfuração ao longo do processo de controle de sólidos em sonda de petróleo e gás, Dissertação em Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG.

SILVA, D.N.N., (2015), Tratamento de cascalho de perfuração utilizando sistemas microemulsionados Dissertação em Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN.

SOUZA, P.J.B. et Lima, V.L.,(2002), Avaliação das técnicas de disposição de rejeitos da perfuração terrestre de poços de petróleo, Monografia, Especialização em Gerenciamento e Tecnologia Ambiental na Industria, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, disponível em: http://www.teclim.ufba.br/site/material_online/monografias/mono_souza_e_lima.pdf (Acesso em: 01 jul. 2016).

VASCONCELOS, D.C., Neto, J.P.B., Viana, F.L.E., (2013), “Lean e green: a contribuição da produção enxuta e da gestão ambiental para a redução de desperdícios”, trabalho apresentado no XXXVII Encontro da ANPAD; 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.