Caracterização do consumo e comercialização de carnes caprina e ovina na região de São Raimundo Nonato – Piauí / Characterization of consumption and marketing of goat and sheep meat in the region of São Raimundo Nonato - Piauí

Autores

  • Perecles Brito Batista
  • Edilton Azevedo Rodrigues
  • Ítalo Reneu Rosas de Albuquerque
  • Edinaldo Nunes Pessoa
  • Jefferson Alcantra Gomes de Carvalho
  • Siluana Benvindo Ferreira
  • Marcus Vinicius dos Reis Veloso
  • Paulo Eduardo Ferreira dos Santos

Palavras-chave:

produtos cárneos, mercado consumidor, cordeiros, cabritos, iguarias, disponibilidade.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar as preferências dos consumidores de carne caprina e ovina em São Raimundo Nonato - PI, através de questionários, onde foram abordados alguns itens como sexo, idade e renda, bem como qual a carne preferida, gosta ou não de carne de caprinos e ovinos e por qual motivo, tipo de corte que mais compram e critérios para a aquisição do produto e consumo de iguarias. Na análise dos dados, constatou-se que os consumidores são maioria do sexo masculino, com faixa etária entre 18 e 30 anos e 31 e 50 anos. Para a aquisição da carne, o consumidor apresentou uma preferência para a carne caprina alegando ser mais saborosa e saudável, não sendo o odor um entrave para a sua compra. A compra deste produto em sua maioria é realizada diretamente na mão de produtores e em açougue frigoríficos, o que sugere a aquisição na maioria das vezes de produtos não inspecionados. A maioria dos entrevistados compram as carnes semanalmente e consideram que a qualidade é o atributo mais importante no ato da aquisição das carnes em questão. Verificou-se que o pernil é o corte preferido e quanto às iguarias, a buchada é bem aceita sendo consumida pela maioria dos entrevistados, porém a linguiça caprina e ovina não é muito conhecida. Conclui-se que a carne caprina é a preferida pelos entrevistados em relação à carne ovina. Existe a necessidade de maior divulgação dos produtos de origem caprina e ovina em São Raimundo Nonato-PI.

 

 

Referências

SANTOS A.P.; BORTOLLI, E.C.; OLIVEIRA, T.E.; MACHADO, J.A.D.; BARCELLOS, J.O.J.; CHRISTOFARI, L.F.; FISHMANN, M.S. Perfil dos consumidores porto-alegrenses de carne ovina. In.: Congresso Brasileiro de Zootecnia, VIII, 2008, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ZOOTEC, 2008.

SILVA SOBRINHO, A. G. da; SILVA, A. M. A. Produção de carne ovina. Revista Nacional da Carne, São Paulo, v. 24, n. 285, p. 32-44, 2000.

SPROESSER, R.L.; NOVAES, A.L.; BATALHA, M.O.; LAMBERT, J.L.; LIMA FILHO, D.O. Perfil do consumidor brasileiro de carne bovina e de hortaliças. In.: CONGRESSO DA SOBER, “Questões agrárias, educação no campo e desenvolvimento”, XLIV, 2006, Campo Grande – MS. Anais... Campo Grande, 2006.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Batista, P. B., Rodrigues, E. A., Albuquerque, Ítalo R. R. de, Pessoa, E. N., Carvalho, J. A. G. de, Ferreira, S. B., Veloso, M. V. dos R., & Santos, P. E. F. dos. (2019). Caracterização do consumo e comercialização de carnes caprina e ovina na região de São Raimundo Nonato – Piauí / Characterization of consumption and marketing of goat and sheep meat in the region of São Raimundo Nonato - Piauí. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 2(4), 1237–1241. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJAER/article/view/2580

Edição

Seção

Artigos originais