Questões ambientais na zona de expansão urbana de Aracaju/Sergipe: territórios de conflitos / Environmental issues in the Aracaju/Sergipe urban expansion zone: territories of conflicts

Juliana Souto Santos

Resumo


O objetivo desse artigo é explicar as questões socioambientais que decorrem do litígio jurídico-político entre Aracaju/SE e São Cristóvão/SE, pela demarcação e posse da Zona de Expansão Urbana de Aracaju. Nessa perspectiva, os métodos histórico e analítico foram aplicados com uso de questionários e entrevistas com a população e técnicos das instituições que lidam com questões ambientais. Os resultados apontaram que em função da disputa pela Zona de Expansão, da urbanização desestruturada e do interesse socioeconômico pelo território, o meio ambiente tem passado por uma degradação, haja vista a incerteza do setor público e do privado na realização das obras voltadas para o bem-estar das pessoas. Os efeitos para o meio ambiente é que tem ocorrido: aterros de lagoas, lixões, esgotos a céu aberto, áreas embrejadas, inundações, retiradas do solo arenoso, poluição dos rios e apropriação das paisagens em detrimento dos ribeirinhos.


Palavras-chave


Territórios de Conflitos, Questões Ambientais e Multiterritorialidades.

Texto completo:

PDF

Referências


ARACAJU/PGE. Histórico sobre o litígio Aracaju e São Cristóvão. Aracaju: PMA/PGE, 2009.

ARACAJU. Procuradoria Geral Município. 2009. Disponível em: www.aracaju.se.gov.br. Acesso em: 21 de fevereiro de 2010.

CONAMA. Resolução Estadual N. 06/2008 da ADEMA. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2008.

FRANÇA, Sarah Lúcia Alves. Urbanização dispersa da Zona de Expansão Urbana de Aracaju/SE. Rio de Janeiro: UFRJ: 2012 (Dissertação de Mestrado).

FRANÇA, Vera Lúcia Alves. Aracaju: estado e metropolização. Rio Claro: UNESP, 1997 (Tese de Doutorado).

HAESBAERT, Rogério. Concepções de território para entender a desterritorialização. In: SANTOS, M. et al. Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.