Recuperação de nascentes em propriedades rurais do município de Cruzeiro Do Oeste, PR / Recovery of springs in rural properties in the municipality of Cruzeiro Do Oeste, PR

Fernando Rodrigo Bertusso, Vilmar Malacarne, Marcela Moreira Terhaag, Cleria Maria Wendling

Resumo


As nascentes são fundamentais para o abastecimento de água nas pequenas propriedades rurais, principalmente para o abastecimento nas atividades desenvolvidas pela agricultura familiar, assim como para a formação dos rios e a manutenção do equilíbrio ecológico nas bacias hidrográficas. No município de Cruzeiro do Oeste, há inúmeros casos de erosão hídrica e soterramento de nascentes, devido a composição do solo e falta de manejo adequado das nascentes, afetando negativamente a agricultura familiar. Este trabalho objetivou a implantação de metodologias que contribuem para a recuperação e preservação das nascentes promovendo e incluindo o camponês neste importante processo de preservação dos recursos hídricos, proporcionando a sustentabilidade da pequena propriedade. Como grande parte dos estudantes do período vespertino do Colégio Estadual Almirante Tamandaré de Cruzeiro do Oeste PR, são filhos de camponeses, desenvolveu-se com eles esta atividade como forma de valorização de uma atitude concreta e motivadora para melhorar a qualidade e as condições de vida, desta e das futuras gerações.


Palavras-chave


Agricultura familiar; Sustentabilidade; Proteção de nascentes.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Rosemeire A. (Org.). A questão agrária em Mato Grosso do Sul: uma visão multidisciplinar. Campo Grande: Editora da UFMS, 2008. Disponível em:< http://www.uff.br/vsinga/trabalhos/CC/Rosemeire%20A.%20de%20Almeida%20-%20CC.pdf> Acessado em 21/11/2013.

CALHEIROS, R, de Oliveira et al. Preservação e recuperação de nascentes. Piracicaba, SP, 2004. Disponível em: Acessado em 10/11/2013.

CARVALHO, Luziano Severino de, Programa de reflorestamento de áreas de preservação permanente para Goiás. – Programa Nascentes -. Goiânia, GO, 2006. Disponível em: Acessado em 21/11/2013.

DAKER, A. A água na agricultura; captação, elevação e melhoramento da água.

ed. Rio de Janeiro: F. Bastos, 1976. v.2, 379p.

DUARTE, Francinete Veloso Et al,Projeto olho d’água – Preservação e recuperação de nascentes. Belo Horizonte, MG, 2004. Disponível em: Acessado em 21/11/2013.

SALOMÃO, Hage. A importância da articulação na construção da identidade e

pela luta da educação do campo. Disponível em:

http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_18773/artigo_sobre_a_educa%C3%87%C3%83o_do_campo_no_munic%C3%8Dpio_de_acaiaca_em_perspectiva:_desafios,_esperan%C3%87as_e_parcerias Acesso em: 10/04/2013.

TREVISAN, Elizabeth Câmara. Nascentes protegidas e recuperadas. Curitiba, PR, 2010. Disponível em: Acessado em: 21/11/2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.