Projetos de educação ambiental em universidades: uma reflexão necessária e urgente / Environmental education projects in universities: a necessary and urgent reflection
Palavras-chave:
Preservação ambiental. Universidade. Degradação.Resumo
Este artigo tem por objetivo demonstrar a importância da implantação e desenvolvimento de projetos de educação ambiental em universidades. A metodologia dotada foi uma pesquisa bibliográfica. De acordo com os dados pesquisados verifica-se que a educação ambiental é instrumento para efetivar o desenvolvimento sustentável e promover a formação para cidadania. A educação ambiental pode ser desenvolvida por meio de programas que incluem a transmissão de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos e relação à preservação do meio ambiente. Este estudo conclui que a educação ambiental em universidades contribui para a propagação de ideias e informações sobre proteção do meio ambiente, conservação e sustentabilidade.
Referências
ARAGÃO NETO, Dario .educação ambiental nas universidades: Reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem da Educação Ambiental no Centro Universitário de Volta Redonda – .Dissertação. 55 fls. Fundação Oswaldo Aranha Centro Universitário De Volta Redonda- UniFOA .Volta Redonda 2010.
BEREZUK, Paulo Augusto; MOREIRA, Ana Lúcia Olivo Rosas. A educação ambiental na universidade: analisando um curso de ciências biológicas. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences Maringá, v. 36, n. 2, p. 189-197, July-Dec., 2014
RASIL .Lei nº 9795/1999.Disponível em :Acesso em 12 de dezembro de 2017.
COSTA, Lucio Augusto Villela da; IGNáCIO, Rozane Pereira. Relações de Consumo x Meio Ambiente: Em busca do Desenvolvimento Sustentável. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 95, dez 2011.
GRUN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 5. ed. Campinas: Papirus, 2003.
JACOBI, Pedro. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. Ambient. soc., Campinas, v. 9, n. 1, p. 183-186, Jun.2006.
KONDRAT , Hebert;MACIEL, Maria Delourdes. Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade. Revista Brasileira de Educação v. 18 n. 55 out.-dez. 2013
LAYRARGUES; P.P. Crise ambiental e suas implicações na educação, 2002.
Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) 27 de abril de 1999, pela Lei nº 9 795. Acesso em 28 de abril de 2017.
LEMES, Erick de Oliveira et al. Projeto de educação ambiental em uma instituição de ensino superior do município de Anápolis-Goiás, 2015..
LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Transformadora.In: Layrargues, P. P. (Coord.) Identidades da Educação Ambiental Brasiliera. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
LEMES, Erick de Oliveira et al. Projeto de educação ambiental em uma instituição de ensino superior do município de Anápolis-Goiás, 2015..
MORADILLO, Edilson Fortuna de; OKI, Maria da Conceição Marinho. Educação ambiental na universidade: construindo possibilidades. Quím. Nova, São Paulo , v. 27, n. 2, p. 332-336, Apr. 2004 .
MOUSINHO, P. Glossário. In: Trigueiro, A. (Coord.) Meio ambiente no século 21.Rio de Janeiro: Sextante. 2003.
OLIVEIRA, Gabriele Caroline dos Santos de;TONIOSSO, Jose Pedro. Educação ambiental: práticas pedagógicas na educação infantil .Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 1 (1): 30-43, 2014.
OLIVEIRA, Taisa Cristina Sibinelli de. A importância da educação ambiental e sua política nacional. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIII, n. 75, abr 2010.
QUINTAS, J. S. Salto para o Futuro, 2008.
REIS, Débora Feliciana dos et al. educação ambiental na universidade: um diálogo com a comunidade. Revista Ciência em Extensão, 2012.
RUY, Rosemari A. VIVEIRO. A educação ambiental na escola in Revista Eletrônica de Ciências, Número 26, Maio de 2004. Disponível em: <http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_26/eduambiental.html >Acesso em 12 dezembro de 2017.
ROMEIRO, Ademar Ribeiro. Desenvolvimento sustentável: uma perspectiva econômico-ecológica. Estud. av., São Paulo , v. 26, n. 74, p. 65-92, 2012
RUSCHEINSKY, Aloísio; COLS. Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SACHS, I.Caminhos para o desenvolvimento sustentável. STROH, PAULA yY. (org.) Rio de Janeiro: Garamond, 2000.
SALDANHA, Carolina. Educação ambiental. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016.
SATO, M. et al, Insurgência do grupo-pesquisador na educaçãoambiental sociopoiética. In: SATO, Michéle; CARVALHO, Isabel (Org). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SATO, Michéle; CARVALHO, Isabel (Org). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SILVA, Danise Guimarães da. A importância da educação ambiental para a sustentabilidade. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade Estadual De Educação, Ciências E Letras De Paranavaí.Disponível em :< http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2014/04/DANISE-GUIMARAES-DA-SILVA.pdf >Acesso em 12 de dezembro de 2017.
SOARES, Gisele Lángaro et al. A formação do cidadão no ambiente escolar: da conscientização à intervenção na própria realidade.Monografias Ambientais. v(8), nº 8, p. 1858 – 1869, AGO, 2012. (e-ISSN: 2236-1308)
SORRENTINO et al. Educação ambiental como política pública, 2005.Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio/ago. 2005.
TREIN, E. Salto para o Futuro, 2008.
TOALDO, Adriane Medianeira. A educação ambiental como instrumento para a concretização do desenvolvimento sustentável. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 87, abr 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores.
- É permitida a reprodução total ou parcial do conteúdo dos artigos, desde que citada a fonte.
- Artigos com plágio serão recusados, e o autor do plágio perderá o direito de publicar nesta revista.
- Os nomes e endereços informados nesta revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação e não estão disponíveis para outros fins ou a terceiros.
- Depois de enviar os artigos, os autores cedem os direitos autorais de seus artigos ao BJAER. Se você se arrepender da submissão, o autor tem o direito de solicitar ao BJAER que não publique seu artigo. Porém, essa solicitação deve ocorrer até dois meses antes da divulgação do número que o artigo será publicado.
- O BJAER usa a licença Creative Commons CC BY. Informações sobre esta licença podem ser encontradas em: https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
Brazilian Journal of Animal and Environmental Research (BJAER) se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos finais não serão enviadas aos autores.