Energia solar: estudo de caso de uma residência na cidade de Caxias do Sul/RS / Solar energy: case study of a residence in the city of Caxias do Sul/RS

Jardel André Penning, Andréa Ucker Timm, Raquel Finkler

Resumo


Este estudo tem por objetivo realizar um estudo de caso, considerando quais os custos de instalação, período de retorno e vantagens para uma residência convencional localizada na cidade de Caxias do Sul/RS. Os objetivos específicos são conhecer os conceitos de energia solar. A metodologia aplicada tem como base a utilização dos conceitos das pesquisas bibliográfica e exploratória, já a abordagem é a qualitativa, pois é a que mais se adapta a esse modelo de estudo. Ao concluir o artigo, observa-se que a energia solar é um modelo energético limpo e eficiente, porém o custo elevado ainda não permite que ela seja difundida de forma mais eficaz para o publico consumidor.


Palavras-chave


Energia Solar, Benefícios, Custo.

Texto completo:

PDF

Referências


AMBIENTE ENERGIA. Rio Grande do Sul estabelece isenção de ICMS para mini e microgeração. Disponível em: . Acesso em: 29 Mar. 2018.

BEUREN, I. M. COMO ELABORAR TRABALHOS MONOGRÁFICOS EM CONTABILIDADE: TEORIA E PRÁTICA.3. ED. – 4. REIMPR. – SÃO PAULO: ATLAS, 2009.

CARGNELUTTI FILHO, A.; MATZENAUER; R.; RADIN; B.; MALUF; J.R.T. Tamanho de amostra para a estimação da média mensal de insolação diária em diferentes locais do Estado do Rio Grande do Sul.Ciência Rural, v.40, n.7, jul, 2010.

CEPEL – CENTRO DE PESQUISAS DE ENERGIA ELÉTRICA; CRESESB – CENTRO DE REFERÊNCIA PARA ENERGIA SOLAR E EÓLICA SÉRGIO BRITO. Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos. Rio de Janeiro, RJ: Especial 2014.

ELECTRÓNICA. Painel solar fotovoltaico. Disponível em: . Acesso em: 10 Mar. 2018.

ELETROBRAS. Como a energia elétrica é gerada no Brasil. Disponível em: < http://www.eletrobras.com/elb/natrilhadaenergia/energia-eletrica/main.asp?View={61D475A6-BBFC-41CE-98E3-2BA4FD90DB2F}>. Acesso em: 23 Abr. 2018.

ENERGY GREEN. O que são sistemas on-grid e off-grid. Disponível em: < http://energygreenbrasil.com.br/o-que-sao-sistemas-on-grid-e-off-grid-2/>. Acesso em: 13 Out. 2016.

FIGUEIREDO, F. S. Geração e transmissão de energia elétrica: um olhar pela sustentabilidade. Campina Grande: UEPB, 2014. TCC (Curso de Graduação em Licenciatura em Física), Universidade Estadual da Paraíba, 2014.

FIGUEIRA, F.F. Dimensionamento de um sistema fotovoltaico conectado à rede para alimentar a sala de computação da Escola Municipal Tenente Antônio João.Rio de Janeiro: UFRJ, 2014. TCC (Curso de Graduação em Engenharia Elétrica), Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. – 5. reimp. – São Paulo: Atlas, 2012.

KAUARK, F.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

NEOSOLAR. Sistemas isolados - off-grid. Disponível em: < http://www.neosolar.com.br/aprenda/saiba-mais/sistemas-isolados-off-grid>. Acesso em: 13 Abr. 2018.

NIEDZIALKOSKI, R. K. Desempenho de painéis solares mono e policristalinos em um sistema de bombeamento de água. Cascavel: UNIOESTE, 2013. Dissertação (Mestrado em Energia na Agricultura), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2013.

PAINEIS FOTOVOLTAICOS. Funcionamento de painéis fotovoltaicos. Disponível em: . Acesso em: 10 Mar. 2018.

PORTAL ENERGIA, 2011. Principais tipos de células fotovoltaicas constituintes de paineis solares. Disponível em: < http://www.portal-energia.com/principais-tipos-de-celulas-fotovoltaicas-constituintes-de-paineis-solares/>. Acesso em: 12 Mar. 2018.

PORTAL SOLAR. Como funciona o painel solar fotovoltaico. Disponível em: . Acesso em: 10 Mar. 2018.

PRÁTIL. Tudo sobre energia: painéis fotovoltaicos monocristalino e policristalino. Disponível em: . Acesso em: 12 Set. 2016.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto Estadual nº 52.964 de 30 de março de 2016. Porto Alegre (RS), 2016.

SCHLINDWEIN, J. R.; DURANTI, R. R.; CEMIN, G.; FALCADE, I.; AHLERT, S. Mapeamento do uso e cobertura do solo do município de Caxias do Sul (RS) através de imagens do satélite CBERS. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 2007, Florianópolis. Anais do XIII Simpósio de Sensoriamento Remoto. Florianópolis: 2007. Disponível em: < http://ess.inpe.br/courses/lib/exe/fetch.php?media=wiki:user:carina:artigo_2.pdf>. Acesso em: 13 Out. 2018.

SEVERINO, A. J..Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atua. – São Paulo: Cortez, 2007.

SUSTENTABILIDADE. Off-grid programa de tecnologia do sistema fotovoltaico. Disponível em: . Acesso em: 12 Abr. 2018.

TOLEDO, J.; CRISPIM, S. F. A gestão do conhecimento sob uma perspectiva teórica e de aplicação: o caso da Andrade Gutierrez. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO – ENANPAD XXI, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XXI Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Rio de Janeiro: 2007. CD-ROM.

VALLÊRA, A. T.; BRITO, M. C. Meio século de história fotovoltaica.Gazeta de Física, v. 1, p. 1-6. Disponível em: . Acesso em: 10 Set. 2018


Apontamentos

  • Não há apontamentos.