Importância das práticas laboratoriais no ensino das ciências da natureza / Importance of practical laboratories in the teaching of natural sciences

Allynson Takehiro Fujita, Heytor Lemos Martins, Rodrigo Ney Millan

Resumo


No ensino médio nos deparamos com dificuldades de aprendizagem em matérias como Química e Biologia que possuem muitos conteúdos com altos níveis de abstração. Este trabalho tem o objetivo de aproximar discentes da rede pública da universidade, permitindo-lhes conhecimentos teóricos aplicados em práticas. O Trabalho foi realizado com os discentes da Escola Estadual Lauriston Souza e Escola Estadual Vicente Macedo, com a participação de 14 discentes de cada escola. Inicialmente foi aplicado um questionário para avalição do conhecimento prévio dos discentes, na sequência selecionou-se os conteúdos de Biologia e Química, tendo em vista que as práticas deveriam estar em consonância com a teoria aplicada. Inicialmente com a aplicação do questionário observou-se que o desempenho foi péssimo, mas ao longo do projeto, com a aplicação de práticas foi possível acompanhar em diversas etapas o desenvolvimento de aptidões e de técnicas dos discentes.


Palavras-chave


Educação. Química. Biologia. Experimentação.

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