Evolução temporal entre 1990 a 2013 no uso e ocupação do solo em Mucuri, Bahia

Giovanna França Bispo da Gama, João Batista Lopes da Silva, Kethlin Carvalho dos Santos Romão, Thiara Helena Mota Almeida, Luanna Chácara Pires, Frederico Monteiro Neves

Resumo


Mucuri é umacidade que detém o quinto maior PIB per capita do estado da Bahia e no século XVI fez parte da capitania hereditária de Porto Seguro. Devido à sua importância econômica e cultural para o estado e região, objetivou-se neste trabalho identificar como se deu as modificações no uso e ocupação da terra no seu território, localizado no extremo sul da Bahia, ao longo dos anos de 1990, 1994, 2002, 2006 e 2013. Foram utilizadas como base, as imagens orbitais dos Satélites Landsat e RapidEye, posteriormente integradas e processadas pelo QGIS. Observou-se que as atividades antrópicas foram alargadas, chegando a expressar em 2013, 55,38%(agricultura e eucalipto) em detrimento sobretudo de pastagem suja, e em menor escala, nas classes de comunidade aluvial arbórea e em florestas no estágio inicial.


Palavras-chave


Extremo sul da Bahia; Uso e ocupação; Território; SIG; QGIS.

Texto completo:

PDF

Referências


NETTO, A. M. Modificações da zona costeira do extremo Sul da Bahia nos últimos 150 anos, e sua relação com a sedimentação do banco de abrolhos. 2008. 201 f. Tese de Doutorado em geologia marinha, costeira e sedimentar - Universidade Federal da Bahia - Instituto de Geociências, Salvador - Ba, 2008.

SOUZA, Ronald Buss de. Sensoriamento Remoto: conceitos fundamentais e plataformas. Santa Maria, Rs: Inpe, 2010. 76 slides, color. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2018.

Prefeitura de Mucuri - Gestão Municipal. Disponível em: . Acessado em: 30 jun. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.