Reflexão sobre o projeto de uma usina de resíduos sólidos no município de Bento Gonçalves - RS

Maria Soares de Lima

Resumo


A preocupação com as futuras gerações é algo que cresce a cada dia, visto os acontecimentos ambientais que ocorrem no mundo todo, a sociedade em geral está cada vez mais ciente e aos poucos entendendo que os recursos não renováveis podem não ser mais usufruído pelas próximas gerações. Foi criada em 2010 a Lei 12.305 que estabelece responsabilidade a todos os responsáveis pela geração de resíduos sólidos. Sendo o poder público também responsável. Diante deste problema este trabalho trouxe como objetivo uma reflexão do projeto de construção de uma usina de resíduos sólidos no município de Bento Gonçalves. Onde pode ser percebido que o projeto contribui com as questões ambientais, possibilita também a geração de empregos diretos e indiretos, contribuindo com as questões sociais e reduzindo custos e aumento de receitas ao município, vindo a contribuir com as questões econômicas. Desta forma mostrando-se um projeto sustentável.


Palavras-chave


Resíduos Sólidos; Sustentabilidade; Meio Ambiente.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTONOVZ, T. Contabilidade Ambiental. 1. ed. Curitiba:Intersaberes, 2014.

BRASIL. Lei 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Disponível em: [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm].

ROCHA, S. M.; ROCHA, R. R. C.; LUSTOSA, K.B. Política Brasileira de Resíduos Sólidos: Reflexões sobree a Geração de Resíduos e sua Gestão no Município de Palmas –TO. Revista Smat. Ano 9, n° 13, p. 29-42, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.