Quantificação da precipitação pluvial utilizando de material reciclado em pontos distintos na área urbana do município de Paragominas

Edmir dos Santos Jesus, José Cícero Pereira Júnior, Antônio Pereira Junior, Juliana Fonseca Cardoso

Resumo


O objetivo do trabalho foi efetuar a quantificação de precipitação pluvial, comparando com os dados da estação meteorológica automática (EMA) do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e de um outro ponto a 18 km de distância (Bairro Nagibão) e destes com a climatologia da região.O levantamento dos dados de precipitação foram feitos em local pertencente a área urbana do município de Paragominas,utilizando para a leitura da precipitação uma garrafa PET (utilizada como pluviômetro), o qual foi instalado seguindo a norma padrão na altura de 1,5 m à superfície do solo, fixado devidamente em uma vara de madeira, a contabilização foi feita no período de 10 a 30 de abril e de 01 a 31 de maio de 2017. Verificou-se a quantificação nos valores de precipitação sobre o centro urbano do município durante o período, e viu-se que durante os dias do mês de Abril foi o que apresentou maior contribuições de chuvas, com acumulado mensal de 263,44 mm, valor este pouco abaixo da climatologia (362,45 mm).


Palavras-chave


Precipitação; Pluviômetro; Garrafa PET.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Fabiano Soares. Variabilidade da Precipitação Pluviométrica de um município do Estado do Pará. Revista Engenharia Ambiental, Espírito Santo do Pinhal, v.8, n.4, p.138-145. Out-dez, 2011.

BASTOS, Therezinha Xavier et al. Informações Agroclimáticas Do Município De Paragominas. Belém-PA: Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Amazônia Oriental., 2005. 24 p.

PINTO et al. 2009. Diagnóstico Socioeconômico e Florestal do Município de Paragominas. Relatório Técnico. Belém/PA: Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia - Imazon. 65 p.

RODRIGUES, Pascoal Pereira et al. Apostila Sobre A Relação Solo-Água-Planta. Rio de Janeiro: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Educação, Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino, 2008. 14 p.

VIEIRA, Luciano; PICULLI, Francisco José. Meteorologia e Climatologia Agrícola. Cidade Gaúcha – Pr: Universidade Estadual de Maringá, 2009. 138 p.

SCHÄFER, Rossana Ferrari. Precipitação E Evapotranspiração De Referência Estimadas Com Metodologia Alternativa, Voltadas À Realização Do Balanço Hídrico Diário. 2009. 93 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências do Solo, /dsea/sca, Ufpr, Curitiba, 2009.

SILVA, C.W.G., FIGUEIRÊDO,A.C., RODRIGUES, E.S., BARROS, F.L.L.Uso de instrumento de baixo custo na medição de precipitação pluviométrica no município de Salgueiro – PE. Revista Semiárido De Visu, v. 5, n. 1, p. 38-44, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.