A influência da monitoria no desempenho do discente no módulo de nutrição da concepção ao 2º ano de vida / The influence of monitoring on the performance of the disciple in the nutrition module of the concept to the 2 nd year of life

Sthefani da Costa Penha, Natália Sales de Carvalho, Maria Soraia Pinto, Ana Vaneska Passos Meireles, Antônio Augusto Ferreira Carioca, Nathália Patrício Rebouças, Patrícia Teixeira Limaverde

Resumo


Analisar a presença do discente do curso de Nutrição nos encontros de monitoria do módulo de Nutrição da Concepção ao 2º Ano de Vida e o seu desempenho no decorrer do semestre 2017.1. Observou-se que, dos 96 estudantes matriculados, 19,79% passaram a ir ou aumentaram o número de presenças, apresentando melhora na média de NP2 em relação à média de NP1, e 23,95%, que continuaram a frequentar, alcançaram a uma nota superior à anterior ou maior ou igual a 8,0 na NP2, resultando, assim, em 43,74% de alunos com melhora em suas médias ou manutenção de suas boas notas. Apenas 2,08% deixaram de frequentar ou reduziram a presença aos encontros de monitoria, com uma diminuição na média de NP2. Houve correlação fraca, porém positiva e significativa (p = 0,009), apresentando uma correlação entre a variação das notas de NP1 e NP2 e a variação das presenças nas monitorias, sugerindo que alunos que aumentam a frequência nas monitorias obtêm um maior desempenho em suas médias.


Palavras-chave


Monitoria Acadêmica. Ensino-aprendizagem. Monitor. Discente. Nutrição

Texto completo:

PDF

Referências


BORSATTO, A. Z. et al. PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA MONITORIA ACADÊMICA NA UERJ E NA FACULDADE DE ENFERMAGEM (1985-2000). Esc Anna Nery Enferm, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 187-194, 2006.

BRASIL. Senado Federal, Lei Federal n.º 5540, de 28 de novembro de 1968.

HAAG, G. S. et al. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília, v. 61, n. 2, p. 215-220, mar./abr., 2008.

JESUS, D. M. O. et al. PROGRAMAS DE MONITORIAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA IFES. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 6, n. 4, p. 61-86, out./dez., 2012.

VALENTE, G. S. C.; BRITO, C. G.; FERREIRA, S. C. M. O PAPEL DO MONITOR NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM E AS INTERFACES COM A SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO PARA O ENSINO. R. pesq.: cuid. fundam. online, v. 3, n. 3, p. 2147-2156, jul./set., 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.