Otimização dos custos com iluminação dos ambientes de estudo no IFBA Campus Vitória da conquista utilizando a programação linear / Optimization of lighting costs in study areas on IFBA Campus Vitória da conquista using linear programming

Luca de Almeida Brito, Edson Patrício Barreto de Almeida, Rafael Araújo da Silva Pereira, Walmir Belinato

Resumo


O método simplex é compreendido como uma técnica numérica para a solução otimizada de um modelo linear. Diante da redução de recursos cada vez maior para as instituições públicas ocorrida nos últimos anos, há um interesse por parte dos gestores em localizar setores onde seja possível reduzir custos. O objetivo deste trabalho é a busca da redução de gastos com energia elétrica na iluminação de áreas de estudo (salas) no IFBA-Campus Vitória da Conquista, aplicando o método simplex, utilizando a ferramenta solver, do Microsoft Excel. Para elaboração deste trabalho, coletou-se dados relacionados ao número de salas, número de lâmpadas, fator de iluminação, área iluminada, potência das lâmpadas, fator de potência das lâmpadas, valor do kWh cobrado pela empresa distribuidora de energia, uso médio mensal de cada lâmpada, para a elaboração de um modelo matemático linear, passível de solução. Foram realizadas simulações considerando custos envolvendo as trocas de lâmpadas fluorescente por lâmpadas de LED, com efeito a melhoria das áreas iluminadas, bem como a redução do consumo de energia devido a lâmpadas de LED. Os resultados mostraram que o modelo matemático supriu as expectativas e minimizaram o consumo de energia elétrica, os investimentos com a troca das lâmpadas podem ser compensados com a redução do consumo de energia elétrica em um período de 2,36 anos, proporcionando ainda uma melhoria nas áreas de estudos (salas) do IFBA-Campus Vitória da Conquista.


Palavras-chave


Programação Linear. Otimização. LED. Consumo de Energia. Simulação.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5413/92: Iluminação de Interiores. Rio de Janeiro, 1992.

BASSANEZI, R. Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. São Paulo, SP: Contexto, 2011.

BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. Blumenau: Editora Contexto, 2003.

DANTZIG, George B. Linear programming 1: Introduction. Springer-Verlag, 1998

EHRLICH, Pierre J. Programação Linear e Decisão – Programação Linear, Fundação Getúlio Vargas – EAESP, 2004.

FERREIRA, Juliana Zandona. Estudo Comparativo Entre Lâmpadas Fluorescentes Tubulares T8 E Tubulares De LED. Monografia (Pós-Graduação), Universidade Tecnológica Federal Do Paraná, Curitiba, 2014.

HILLIER, F. S.; LIEBERMAN, G. J. Introdução À Pesquisa Operacional. 8ª Edição. São Paulo: McGrawHill Interamericana do Brasil Ltda. 2006.

MARINS, Fernando Augusto Silva. Introdução à Pesquisa Operacional. São Paulo: 4 Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2011.

POLITO, Rodrigo. Consumo de energia no Brasil aumenta 1,5% em 2017, segundo ONS. Disponível em:http://www.valor.com.br/brasil/5303555/consumo-de-energia-no-brasil-aumenta-15-em-2017-segundo-ons. Acesso em 21 abril 2018.

PRADO, Darci Santos do. Programação Linear (Série Pesquisa Operacional, vol. 1). Belo Horizonte: Editora Desenvolvimento Gerencial, 1999.

ROCHA, Luiz Auberto Marinho. Eficiência energética: estudo da qualidade do Sistema de Luminotécnica do IFBA 2012. Monografia (Graduação) – Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia da Bahia, Vitória da Conquista, 2012.

SILVA, Kléber. Modelagem Matemática com Programação Linear: Uma proposta de trabalho no ensino médio. Dissertação (Mestrado). UESB. Vitória da Conquista, 2013.

STEBBEN, Eduardo. Alto custo dificulta o descarte de lâmpadas. Disponível em: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/outubro/alto-custo-dificulta-o-descarte-de-lampadas-afirma?tag=rrr. Acesso em: 19 abril 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.