Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus Joinvile

Bruna Lidvina Hoepers, Elisete Santos da Silva Zagheni, Thiago Luiz Martins, Andréia de Fátima Artin, Elyelton Cesar de Souza Lima, Edina Fernanda Pagani, Giovanni Brighente Silveira, Michele Seferino Tonolli

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência da aprendizagem baseada em problemas (PBL), estratégia aplicada na disciplina de Sistemas de Transportes dos cursos de Engenharia da UFSC, Campus Joinville. A pesquisa se classifica como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e, de acordo com os procedimentos técnicos, um estudo de caso.  Como principais resultados obtidos, vale destacar que a prática da PBL permite que as aulas deixem de ser estritamente expositivas e centradas no professor.  A experiência proporcionou ao estudante, além do aprendizado proposto no projeto, a experiência da autocrítica e do julgamento quanto ao desempenho dos outros membros, no caso, colegas de sala, levando-se em consideração a discrição, a ética, a imparcialidade e outras habilidades que podem ser desenvolvidas no ambiente acadêmico.

 


Palavras-chave


PBL, Sistemas de transportes, Estratégia de ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


DIAS, S. R. et al. Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.

ALBANESE, M. A.; MITCHELL, S. Problem-based Learning: a review of literature on its outcomes and implementation issues. Academic Medicine, Washington, v.68, p. 52-81, 1993.

GUERRA, A. Integration of sustainability in engineering education: Why is PBL an answer? International Journal of Sustainability in Higher Education, Dinamarca, vol. 18, n.3, p.436-454, 2017.

HOFFMAN, B.; RITCHIE, D. Using multimedia to overcome the problems with problem-based learning. Instructional Science, v.25, n.2, p. 97-115,1997.

LAHTEENMAKI, S., TOIVONEN, J., MATTILA, M. Critical aspects of Organizational Learning Research and Proposals for its measurement. British Journal of Management, v.12, p. 113-129, 2001.

MACKLIN, A.S. Integrating information literacy using problem‐based learning. Reference Services Review, vol. 29, n. 4, p.306-314, 2001.

RIBEIRO, L.R.C; MIZUKAMI, M.G.N. Uma Implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na Pós-Graduação em Engenharia sob a Ótica dos Alunos. Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 25, p. 89-102, 2004.

SOUZA.S.C; DOURADO.L. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): Um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo, HOLOS, Rio Grande do Norte, vol. 5, n. 31, 2015.

Internet:

ANYLOGIC. Why simulation? Disponível em:< https://www.anylogic.com/ >Acesso em: 14 set. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.