Aplicações de normas e avaliações tecnicas para construção civil / Applications of standards and technical evaluations for civil construction

Raphael Jarlan de Oliveira Santos, Elias Joca Menezes, Erisandra Rodrigues Alves Lourenço

Resumo


O conceito de norma e padronização sempre acompanhou o desenvolvimento da humanidade, esse conceito, vem apresentado em forma de documentos, sendo base para a garantia de qualidade. A pirâmide de Quéops construída a 2500 a.C. pelos egípcios, por exemplo, até hoje é considerado uma das grandes obras de engenharia da humanidade1. Com o início da revolução industrial e da produção em serie exigiu-se uma maior sistematização desses conceitos2. Atualmente, com a globalização e um mercado muito competitivo a ideia de padronização está entrelaçada a qualquer processo produtivo. Daí a importância de normas técnicas, para quem consome isso representa respeito ao mínimo padrão de qualidade e para quem produz uma maior qualidade e controle, no produto, processo e produtividade. O presente trabalho teve como objetivo pesquisar e destacar a importância das normas técnicas aplicadas na construção civil de modo que otimizem o processo de planejamento, projeto, execução, entrega e uso da obra, visando a padronização e segurança da edificação. A metodologia consiste em pesquisar e acompanhar as 5 etapas construtivas das edificações, conhecida com PPEEU (planejamento, projeto, execução, entrega de obra e uso) que tem como base as recomendações da norma de desempenho 15.575 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). No primeiro passo avalia-se o terreno da obra e seu entorno, no segundo a análise geral do conjunto e individual, visando verificar a compatibilidade dos sistemas projetados, condições das interfaces entre os sistemas e em função das condições ambientais e climáticas locais, no terceiro, analisa-se os itens presentes nos projetos, associados às etapas a serem desenvolvidas na fase de execução do empreendimento ou obra, no quarto, deve-se verificar os conteúdos dos laudos de avaliação anteriores foram cumpridos e se a edificação atende aos requisitos previstos no projeto, no quinto, avalia-se as condições construtivas, associadas ao estado físico dos componentes, elementos ou sistemas, principalmente sua degradação, e as condições de manutenção e uso. Após pesquisar as normas e acompanhar o PPEEU, os estudos mostram que existe uma garantia de respeito ao padrão mínimo de qualidade e segurança, que favorece tanto consumidores como produtores, estabelecendo alguns padrões a serem seguidos nos mais variados setores da construção civil. Portanto, de acordo com o abordado, ter conhecimento sobre as normas relacionadas ao mercado da construção civil é fundamental para entregar o empreendimento com maior qualidade, seguindo à risca as recomendações, métodos e parâmetros previstos na legislação brasileira.

 


Palavras-chave


Normas. Avaliações Técnicas. PPEEU.

Texto completo:

PDF

Referências


HELENE, P.R.L; ANDRADE, T. Concreto de Cimento Portland. In: ISAÍA, G.C. (Ed.). Materiais de Construção Civil e Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais. São Paulo: IBRACON, 2007. 2v. 1712p.

MATTOS, M. C. Planejamento da vida útil na construção civil [manuscrito]: uma metodologia para a aplicação da Norma de Desempenho (NBR 15.575) em sistemas de revestimentos de pintura. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Arquitetura, 2013.

Normalização. Disponível em: < http://www.abnt.org.br/normalizacao/o-que-e/o-que-e>. Acesso em 04 de maio de 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15.575: Edificações Habitacionais – Desempenho. Especificação. Rio de Janeiro, 2013.

______. NBR 7218: Agregados - Determinação do teor de argila em torrões e materiais friáveis. Rio de Janeiro, 1987.

______. NBR 7221: Agregados - Ensaio de qualidade de agregado miúdo. Rio de Janeiro, 1987.

______. NBR 13.531: Elaboração De Projetos de Edificações – Atividades Técnicas. Rio de Janeiro: ABNT, 1995.

______.NBR 15.575-1: Edificações Habitacionais – Desempenho – Parte 1: Requisitos gerais. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.

______.NBR 15.575-2: Edificações Habitacionais – Desempenho – Parte 2: Requisitos para os Sistemas Estruturais. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.

______.NBR 15.575-3: 2013, Edificações Habitacionais – Desempenho – Parte 3: Requisitos para os Sistemas de Pisos. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.

______.NBR 15.575-4: Edificações Habitacionais – Desempenho – Parte 4: Requisitos para os Sistemas de Vedações Verticais internas e externas. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.

______.NBR 15.575-5: Edificações Habitacionais – Desempenho – Parte 5: Requisitos para os Sistemas de Coberturas. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.

______.NBR 15.575-6: Edificações Habitacionais – Desempenho – Parte 5: Requisitos para os Sistemas Hidrossanitários. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.

GOMIDE, F. L.T. Avaliação técnica do desempenho em edificação e a norma NBR 15.575/2013 da ABNT. Revista Engenharia, num. 621, pag 28-33, 2014. ISBN: 00137707.

MULLER, Y. P. Manutenção predial: geração de indicadores de desepenho para a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica. 2010. 78 f. Trabalho de Diplomação (Graduação em Engenharia Civil) – Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Diretrizes técnicas de avaliação de desempenho em edificações. Disponível em: . Acesso em 04 de maio de 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.