A dominância lateral apresentada por crianças do último nível da educação infantil / Lateral dominance presented by children of the last level of child education

Karine de Barros Costa, Gabriel Soares Pereira

Resumo


À luz da contemporaneidade, o ser humano, compreende-se através da análise intrapessoal e do alcance de seus limites. Verificar nossa potencialidade cognitiva e psicomotora se nos apresenta fulcral para a efetivação das competências e habilidades que lhes carecem, nesta perspectiva, definir a dominância lateral de um indivíduo desde a sua infância, mostra-se imprescindível para o desenvolvimento humano. É partindo desta premissa que o estudo em tela tem sua gênese, pois, ao depreendermos a importância de identificar a lateralidade das crianças que logo adentrariam no Ensino Fundamental, propusemos o desenvolvimento de um conjunto de práticas que nos conduzissem a elucidação deste caráter psicomotor, permitindo-nos elucidar as possíveis implicações que a má definição da dominância lateral de um indivíduo pode causar no processo de formação do indivíduo. A análise teórico-conceitual do material bibliográfico levantado por nossa prévia pesquisa, possibilitou a construção da fundamentação teórica de nosso estudo, bem como nos apresentou as práticas que permeiam nossos resultados quando de suas aplicações. Quando da execução das propostas metodológicas de nosso projeto, a definição de lateralidade tornou-se nítida e a identificação da mesma em caráter visual, auditivo e motor se nos apresentou como guia para nossas discussões acerca do psicomotricidade da criança.


Palavras-chave


Lateralidade, Dominância lateral, Psicomotricidade

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, E. M. R.Tendências da EducaçãoPsicomotora Sob o Enfoque Walloniano. Revista Psicologia Ciência e Profissão, v.23, n.3, Brasília - DF, p.84-89, 2003. Disponível em: .

FERNANDES, C. T.; DANTAS, P. M. S.; MOURÃO-CARVALHAL, M. I. Desempenho psicomotor de escolares com dificuldades de aprendizagem em cálculos, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.95, n.239, Brasília – DF, p.112-138, 2014. Disponível em: .

FERREIRA, H. S. TESTES PSICOMOTORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL – BATERIA PSICOMOTORA (BPM): UM ESTUDO DE CASO EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PARTI CULAR.Monografia apresentada para obtenção do título de especialista em Psicomotricidade, Universidade Estadual do Ceará – UECE, Fortaleza – CE, 2001. Disponível em: .

LUCENA, N. M. G.; SOARES, D. A.; SOARES, L. M. M. M.; ARAGÃO, P. O. R.; RAVAGNI, E.Lateralidade manual, ocular e dos membrosinferiores e sua relação com déficit de organização espacial em escolares. Revista Estudos de Psicologia, v.27, n.1, Campinas – SP, p. 3-11, 2010. Disponível em: .

NASCIMENTO, G. S. Lateralidade e Assimetria de Desempenho Manual em Distintas Tarefas Motoras.Dissertação apresentada para obtenção do título de mestre em Ciência do Desporto, Universidade do Porto, Porto – Portugal, 2011. Disponível em: .

SANTOS, L. C.; PASSOS; J. E. O. S.; REZENDE, A. L. G. OS EFEITOS DA APRENDIZAGEM PSICOMOTORA NO CONTROLE DAS ATIVIDADES DE LOCOMOÇÃO SOBRE OBSTÁCULOS EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA DA VISÃO. Revista Brasileira de Educação Especial, v.13, n.3, Marília – SP, p.365-380, 2007. Disponível em: .


Apontamentos

  • Não há apontamentos.