Método das aulas dinâmicas: uma aplicação no ensino de química / Dynamic class method: an applied in chemistry teaching

Authors

  • Aldenor Gomes Santos
  • Astério Ribeiro Pessoa Neto
  • Heitor Cordeiro Fragoso

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v3i1.802

Keywords:

Metodologias ativas, Aulas dinâmicas, ensino interativo

Abstract

A necessidade de mudança na forma de ensino, a partir do uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, tem ganhado força na educação superior. O método de aulas dinâmicas (DC) foi construído com base nas ações propostas pelos métodos just-in-time e Peer Instruction e foi aplicado com o objetivo de se ajustar a infraestrutura de sala e promover a gestão do tempo de aula, em busca de um melhor desempenho das aulas, com foco na aprendizagem. A metodologia DC foi aplicada nas aulas da disciplina Química Tecnológica dos cursos de Engenharia da UNIJORGE. Foram comparados os resultados do desempenho de turmas sob método tradicional de ensino com turmas nas quais foram utilizadas aulas com aplicação de metodologias ativas baseadas no método DC. Os resultados obtidos nas turmas com aulas dinâmicas evidenciaram uma melhora significativa, com um aumento de 25% no índice de aprovação e diminuição de alunos reprovados. O método DC tem funcionado como uma boa estratégia de ensino para disciplina química tecnológica nos cursos de engenharia.

 

References

Arikan, H., Yilancioglu, K., & Sonusen, S. A Learning Leverage: Peer Instruction. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 143, p. 45-51, 2014.

BALTA,N.; MICHINOV,N.; Balyimez,S.; FATIHAYAZ,M..A meta-analysis of the effect of Peer Instruction on learning gain: Identification of informational and cultural moderators. International Journal of Educational ResearchV. 86p.66-77,2017.

CAMPAGNOLO, R.; APARECIDA, A.; RAUBER, J. J.; TRATCH, R. Uso da abordagem Peer Instruction como metodologia ativa de aprendizagem: um relato de experiência.Signos, n. 2, p. 79–87, 2014.

DESLAURIERS, L.; SCHELEW, E.; WIEMAN, C. Improved Learning in a Large-

Enrollment Physics Class. Science (New York, N.Y.), v. 332, n. Maio, p. 862–864,

DUMONT, L.M.M.; CARVALHO, R.S.; NEVES, A.J.M.. O PEER INSTRUCTION COMO PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA. Journal of Chemical Engineering and Chemistry – JCEC, V. 02 N. 03 p. 107–131, 2016.

FAGEN, A. P.; CROUCH, C. H.; MAZUR, E. Peer Instruction: Results from a Range of Classrooms. The Physics Teacher, v. 40, n. 4, p. 206, 2002.

GOLDSCHMID,B. and GOLDSCHMID, M.L. Peer teaching in higher education: A review. Higher Educationv.5, n.1, p. 9–33, 1976

GOLDE, M. F.; MCCREARY, C. L.; KOESKE, R. Peer Instruction in the General Chemistry Laboratory: Assessment of Student Learning. Journal of Chemical Education, v. 83, n. 5, p. 804–810, 2006.

JAMES, N. New directions in teaching chemistry : A philosophical and pedagogical basis. v. 76, n. 4, p. 566–569, 1999.

KORFF, J.V.; ARCHIBEQUE,B.; GOMEZ,K.A; HECKENDORF, T.; MCKAGAN,S.B.; SAYRE,E.C.; SCHENK,E.W.; SHEPHERD,C.; and Sorell, L. Secondary analysis of teaching methods in introductory physics: A 50?k-student study American Journal of Physics v.84, 969, 2016.

LASRY, N.; MAZUR, E.; WATKINS, J. Peer instruction: From Harvard to the two-year college. American Journal of Physics, v. 76, n. 11, p. 1066, 2008.

MOYA, E. C. Using Active Methodologies: The students´view Procedia - Social and Behavioral Sciences v.237, p. 672 – 677, 2017.

MÜLLERA, C.M.; HOFMANNAV.; BEGERTAT. ; CILLESSENB,A.H.N.. Peer influence on disruptive classroom behavior depends on teachers' instructional practice Journal of Applied Developmental Psychologyv. 56p.99-108,2018.

MÜLLER, M. G.; PORTO. Metodologias interativas de ensino na Formação de professores de física: um estudo de caso com o Peer instruction.(Dissertação)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre,2013.

PARREIRA, J.E. Application and evaluation of an active learning methodology (ISLE type) in mechanics classes, in engineering courses. Revista Brasileira de Ensino de F?sica, v. 40, n. 1, p 1401, 2018.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 8a ed. ed. Petrópolis, Rio de: Vozes, 1999.

SCHELL, J.; MAZUR, E. Flipping the Chemistry Classroom with Peer Instruction.Chemistry education: Best practices, Opportunities and Trends., p. 319–343, 2015.

TIEN, L. T.; ROTH, V.; KAMPMEIER, J. A. Implementation of a peer-led team learning instructional approach in an undergraduate organic chemistry course. Journal of Research in Science Teaching, v. 39, n. 7, p. 606–632, 2002.

VIEIRA, M.M.S. and NETO,B.G.A. Peer instruction: continuing teacher education in higher education.Procedia - Social and Behavioral Sciences.v. 217, p. 249 – 256, 2016.

ZINGARO.D. and PORTER,L. Peer Instruction in computing: The value of instructor intervention. Computers & EducationV. 71p. 87-96, 2014.

Published

2018-11-23

How to Cite

Santos, A. G., Neto, A. R. P., & Fragoso, H. C. (2018). Método das aulas dinâmicas: uma aplicação no ensino de química / Dynamic class method: an applied in chemistry teaching. Brazilian Applied Science Review, 3(1), 529–538. https://doi.org/10.34115/basr.v3i1.802

Issue

Section

Original articles