Analise de custos da produção do açai, cultivar chumbinho (euterpe olearacea mart.) Em uma propriedade rural no municipio de Capanema –PA no ano de 2019 / Cost analysis of açai production, cultivating chumbinho (euterpe olearacea mart.) In a rural property in the municipality of Capanema - PA in 2019

Letícia Costa Barbosa, Christian Guilherme Nunes Silva, Diocléa Almeida Seabra Silva, Dione Margarete Gomes Gutierrez, Alasse Oliveira da Silva, João Paulo Pinheiro Gomes do Nascimento, Ismael de Jesus Matos Viégas, Jessivaldo Rodrigues Galvão, Sávia Poliana da Silva

Resumo


A espécie conhecida como “açaí”, é uma cultura de origem Amazônica, muito utilizada na culinária, indústria de fármacos e cosméticos. Na região do estuário do Rio Amazonas são encontradas as maiores e mais densas populações naturais dessa palmeira, devido as condições edafoclimáticas desta região. O açaizeiro se destaca, entre os diversos recursos vegetais, pela sua abundância e por produzir, importante alimento para as populações locais, além de ser a principal fonte de matéria-prima para a agroindústria de palmito no Brasil. As maiores concentrações ocorrem em solos de várzeas e igapós. Entretanto, a produção de frutos, que provinha quase que exclusivamente do extrativismo, a partir da década de 1990, passou a ser obtida, também, de açaizais nativos manejados e de cultivos implantados em áreas de várzea e de terra firme, localizadas em regiões com maior precipitação pluviométrica, em sistemas solteiros e consorciados, com e sem irrigação. As propriedades produtoras de açaí comercializam o fruto geralmente de forma “in natura¨, seguindo uma tabela comercial de preços, contudo, nestas regiões produtoras, sabe-se que o clima é instável, não possuindo estações definidas. Estas oscilações climáticas são refletidas na produção que consequentemente influenciam a comercialização. Com isso, este trabalho teve o objetivo estimar os custos e receitas da produção de açaí na propriedade Agropecuária Boa Terra, realizando um estudo de caso. Para isto foi realizada uma análise das anotações efetuadas pelo produtor e uma pesquisa de campo para identificar os custos de manutenção no ano de 2019 da cultura do açaí, no município de Capanema-Pa, com a cultivar Chumbinho. Para obtenção dos dados foram aplicados dois questionários contendo perguntas sobre a produção, relacionadas aos custos e despesas fixas e variáveis. Como resultado desta pesquisa, obteve-se uma receita de 630.308,80 (Seiscentos e trinta mil, trezentos e oito reais e oitenta centavos) somando as receitas dos períodos de safra e entressafra. Um custo total de 176.073,30 (cento e setenta e seis mil, setenta e três reais e trinta centavos) e lucratividade de 454.307,50 (quatrocentos e cinquenta e quatro mil, trezentos e sete reais e cinquenta centavos). Concluindo assim que o investimento aplicado nesta propriedade foi bem-sucedido tornando esta produção de açaí uma significativa fonte de renda ao produtor, estando de acordo com a análise de custos realizada no ano de 2019.


Palavras-chave


Euterpe olearacea Mart. Levantamento de custos. Administração rural.

Texto completo:

PDF

Referências


ARBAGE, A.P. Economia rural: conceitos básicos e aplicações. 12. ed. Chapecó: Universitária Grifos, 2000, 305 p.

AZEVEDO, J.R. Tipologia do Sistema de Manejo de Açaizais Nativos praticado pelos ribeirinhos em Belém, Estado do Pará. 2005. 113 p. Dissertação (Mestrado em Agriculturas Amazônicas). Universidade Federal do Pará, Belém, 2005.

AZEVEDO, J.R. Tipologia do Sistema de Manejo de Açaizais Nativos praticado pelos ribeirinhos em Belém, Estado do Pará. 2005. 113 p. Dissertação (Mestrado em Agriculturas Amazônicas). Universidade Federal do Pará, Belém, 2005.

BARROS, G. S. de C. Economia da Comercialização Agrícola. Piracicaba: USP, 2007. Apostila.

HIRAKURI, M. H.; DEBIASI, H.; PROCÓPIO, S. de O.; FRANCHINI, J. C.; CASTRO, C. de. Sistemas de produção: conceitos e definições no contexto agrícola. Embrapa Soja. Londrina. 2012. Folheto técnico. (Documentos/ Embrapa Soja, ISSN: 2176-2937; n.335).

HIRAKURI, M. H.; DEBIASI, H.; PROCÓPIO, S. de O.; FRANCHINI, J. C.; CASTRO, C. de. Sistemas de produção: conceitos e definições no contexto agrícola. Embrapa Soja. Londrina. 2012. Folheto técnico. (Documentos/ Embrapa Soja, ISSN: 2176-2937; n.335).

HOMMA, A. K. O. et al. Custo Operacional de açaizeiro irrigado com microaspersão no município de Tomé-Açu. Embrapa CPATU. Belém 2009. Comunicado Técnico.

HOMMA, Alfredo Kingo Oyama et al. Açaí: novos desafios e tendências. Embrapa Amazônia Oriental-Artigo em periódico indexado (ALICE), 2006.

LEITE, P. D. H. Contabilidade para administradores. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 1997.

MARION. J.C.; Contabilidade rural: contabilidade agrícola, contabilidade da pecuária, imposto de renda pessoa jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MEGLIORINI, E. Custos Análise e Gestão. São Paulo: Pearson, 2012.

NOGUEIRA, A. K. M.; SANTANA, A. C. Analíse de Sazonalidade de Preços de Varejo de Açaí, Cupuaçu e Bacaba no Estado do Pará. Revista de Estudos Sociais, Belém, v.1, n.11, p. 7–22, 2009.

NOGUEIRA, A. K. M; DE SANTANA, A. C; GARCIA, W. S. A dinâmica do mercado de açaí fruto no Estado do Pará: de 1994 a 2009. Ceres, Belém, v. 60, n. 3, 2015.

NOGUEIRA, O. L.; FIGUEIRÊDO, F. J. C.; MULLER, A. A. Açaí. Embrapa Amazônia Oriental. Belém, 30 jan. 2005. Encarte técnico, p. 137.

PADILHA JUNIOR, J. B. Comercialização de Produtos Agrícolas. Apostila, Curitiba, 2006. In: BARROS, G. S. de C. Economia da Comercialização Agrícola. 5. ed. Piracicaba: USP, 2007. Apostila. 220 p.

POZO, H. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

RONSANI. C. Apuração de custos e resultados de uma pequena propriedade rural no município de pato branco – PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, 2017.

SANTANA, A. C.; COSTA, F. A. Mudanças recentes na oferta e demanda do açaí no Estado do Pará. In: Santana A. C.; Carvalho D. F.; Mendes A.F.T. Análise sistêmica da fruticultura paraense: organização, mercado e competitividade empresarial. 5. ed. Belém: Banco da Amazônia, 2008. p. 205-226.

SANTOS, G. J. Administração de custos na agropecuária. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002, 165 p.

SANTOS, G. J. Administração de custos na agropecuária. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002, 165 p.

SCHULTZ, Charles Albino; BORGERT, Altair; DA SILVA, Marcia Zanievicz. Depreciação e obsolescência: uma abordagem teórico-empírica dos fatores envolvidos no planejamento e na alocação de custos, e na substituição de ativos de alta tecnologia. In: Anais... do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2008.

SOUZA, M. P.; SILVA, T. N.; PEDROZO, E. Á.; SOUZA F. T. A. O Produto Florestal Não Madeirável (PFNM) amazônico açaí nativo: proposição de uma organização social baseada na lógica de cadeia e rede para potencializar a exploração local. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, Rondônia, V. 3, n. 2. 2011, p. 44-57.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv4n2-008

Apontamentos

  • Não há apontamentos.