A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEG

Authors

  • Miriam Marques Leal
  • Iria Brzezinski

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v3i1.770

Keywords:

Formação inicial. Egressos. Curso de Pedagogia. Profissionalidade. Profissionalismo. Contextos de trabalho.

Abstract

A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente tem se apresentado como tema emergente no campo da pesquisa educacional. Estes conceitos sugerem uma nova perspectiva na abordagem da profissão docente, que precisa ser analisada em sua mutltirreferencialidade, a partir das diversas relações que os indivíduos estabelecem nos espaços sociais de construção da profissão. O processo de profissionalização docente, que engloba a profissionalidade e o profissionalismo, é desenvolvido pelos professores ao longo de sua trajetória, nos diferentes espaços de socialização, durante a formação profissional e na organização escolar, onde os professores exercem e aprendem a profissão. Da intersecção entre estes diferentes contextos e dos fatores internos e internos, objetivos e subjetivos, produtos de sucessivas socializações é que a identidade profissional docente vai se delineando. Esta pesquisa se propõe a analisar as contribuições doCurso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás do Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas – CSEH/UEG para aconstituição da profissionalidade e profissionalismo docente dos seus egressos do ano de 2014 e tambémas contribuições do curso para sua inserção no mundo do trabalho.

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Published

2018-11-19

How to Cite

Leal, M. M., & Brzezinski, I. (2018). A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEG. Brazilian Applied Science Review, 3(1), 333–342. https://doi.org/10.34115/basr.v3i1.770

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