Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degree

Maria do Rosário Fabeni Hurtado, Armando de Azevedo Caldeira-Pires

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da experiência de ministrar a distância uma disciplina em Gerenciamento de Projetos, para cursos presenciais de graduação da Universidade de Brasília. O conteúdo de gestão de projetos é apresentado em forma de exposição dialogada, durante as aulas são discutidos estudos de caso relacionados a diversos temas e realizadas atividades individuais e, como trabalho final, a elaboração de um Plano de Gerenciamento do Projeto em energias alternativas. A disciplina foi ministrada na modalidade a distância, utilizando a ferramenta GoToMeetingque é um software de videoconferência eOpenProj que é um software de gestão de projetos.Todo o material usado nas aulas era disponibilizado via plataforma Aprender, que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem concebido para apoiar os professores e alunos nas atividades de ensino e aprendizagem as disciplinas da UnB. No último mês de aula, para melhor rendimento, foram realizados atendimentos por grupos, tanto nos horários de aula quanto em outros dias e horários. No final do curso os alunos responderam um questionário contendo 15 questões, com objetivo de avaliar a disciplina eletiva em Gerenciamento de Projetos, ministrada a distância. A partir dos resultados, foram levantados pontos de melhorias, como por exemplo, avaliar mais rapidamente as atividades realizadas e dar devolutiva aos alunos, fazendo com que o conteúdo possa ser entendido com clareza e melhor consolidado, melhoria implementada na turma do primeiro semestre de 2018. A disponibilidade do professor, tanto durante as aulas como extra-aula é um ponto a ser mantido e sempre aperfeiçoado, pois foi reconhecido positivamente pelos alunos.


Palavras-chave


Ensino a distância. Interação aluno-professor. Gestão de projetos.

Texto completo:

PDF

Referências


BACELLAR, Atlas A. et al. Geração de Renda na Cadeia Produtiva do Açaí em Projeto de Abastecimento de Energia Elétrica em Comunidades Isoladas no Município de Manacapuru-AM. In; AGRENER GD 2006. Disponível em: www.proceedings.scielo.br/pdf/agrener/n6v2/071.pdf. Acesso em 15 jan. 2018.

DUARTE,Luciana Rodrigues Ramos. Resistência x Aceitação da modalidade semipresencial do curso de administração de uma Faculdade Tecnológica em Fortaleza-CE. Faculdade Ateneu – FATE,Fortaleza–CE, 01 de maio de 2014,

Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/120.pdf. Acesso em 18 abr. 2018.

INEPInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Ministério da Educação -.Censo da Educação Superior 2014 - Notas Estatísticas. 2014.

MACHADO, Liliana D.; MACHADO Elian de C. O papel da tutoria em ambientes de EAD. In : 11º Congresso Internacional de Ensino a Distância, Salvador 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-tc-a2.htm. Acesso em 09 mai. 2018.

MARINOSKI, Deivis L.; SALAMONI, Isabel T.; RÜTHER, Ricardo. Pré-dimensionamento de Sistema Solar Fotovoltaico: Estudo de Caso do Edifício Sede do CREA-SC. In: I Conferência Latino-Americana de Construção Sustentável, X Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído.São Paulo. 18-21 julho 2004.

PAULA, Alessandra et al. Avaliação da Aprendizagem em Cursos a Distância Ofertados no Formato Blended Learning, 2014. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/108.pdf. Acesso em 09 mar. 2018.

PMI Project Management Institute. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). 5ª Edição. São Paulo: Ed. Saraiva, 2014

ROSSONI, F. Estudo da Viabilidade Técnica Para Implantação de Parque Eólico na Microrregião Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, 2013.

SERPA, Joyce. A modalidade semipresencial na percepção dos alunos do ensino superior. In: Revista Digital Simonsen. Rio de Janeiro, n.3, Nov., 2015. Disponível em: www.simonsen.br/revistasimonsen. Acesso em 09 mar. 2018.

MECMinistério da Educação. Portaria 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.phpPortal.mec.gov.br. Acesso em 09 mar. 2018.

MECMinistério da Educação. PORTARIA N 1.134, de 10 de outubro de 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.phpPortal.mec.gov.br. Acesso em 09 mar. 2018.

ZANETTI, A. Elaboração de materiais didáticos para educação a distância. Biblioteca Virtual do NEAD/UFJF, 2009. Disponível em:http://www.cead.ufjf.br/wpcontent/uploads/2009/02/media_biblioteca_elaboracao_materiais.pdf. Acessoem: 02 jan. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.