Desenvolvimento e controle de braço robótico: aplicação da interdisciplinaridade entre controladores lógicos programáveis e robótica / Development and control of a robotic arm: application of interdisciplinarity between programmable logic controllers and robotic

Afonso Henriques Fontes Neto Segundo, Joel Sotero da Cunha Neto, Felipe Matheus Paiva Carneiro Bedê, Victor Freitas Vince Alves, Reginaldo Florencio da Silva

Resumo


Este trabalho vem com o objetivo de desenvolver um projeto interdisciplinar, ligando duas disciplinas muito importantes do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade de Fortaleza, Controladores lógicos programáveis (CLP) e Robótica. O projeto consiste desde a concepção e modelagem do braço até o desenvolvimento das cinemáticas e controle. O trabalho visa a aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos juntamente com a interdisciplinaridade, ou seja, duas disciplinas atuando em conjunto para proporcionar uma melhor aprendizagem para os alunos. O trabalho foi desenvolvido com sucesso pelos alunos e durante a aplicação do projeto foi possível notar o desenvolvimento de várias habilidades como, por exemplo, espirito de equipe, liderança, capacidade de resolver problemas, capacidade de tomada de decisões e gestão de projeto. Foi considerada, assim,  ótima experiência, tanto para os alunos quanto para os professores e provando, sim, que o ABP mostra-se um método muito bom no processo de ensino/aprendizagem dos alunos, mesmo aplicado em projetos interdisciplinares.


Palavras-chave


Engenharia de Controle e Automação. Interdisciplinaridade. Aprendizado baseado em Projetos. Controladores Lógicos Programáveis. Robótica.

Texto completo:

PDF

Referências


BARELL, J. Problem-based learning: The foundation for 21st century skills. In: BELLANCA, J.; BRANDT, R. (Orgs.). 21 st century skills: Rethinking how students learn. Bloomington: Solution Tree Press, 2010. P. 175-199.

BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora, 2015.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002.

COCOTA, José Alberto Naves et al. Desenvolvimento de um robô antropomórfico com punho esférico para práticas de robótica com alunos de graduação. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics, v. 1, n. 1, 2013.

DOU, Diário Oficial da União, Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências, LEI Nº 5.692, Seção 1 - 12/8/1971, p. 6377, ago. 1971

DOU, Diário Oficial da União, Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, LEI Nº 9394, dez. 1996

MAINES, Alexandre. Interdisciplinaridade e o ensino de engenharia. In: XXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, COBENGE. Porto Alegre, RS. Anais. 2001.

OLIVEIRA, Italo Fernando Rodrigues de. Otimização do controlo de um robô quadrúpede usando ferramentas do MATLAB Simulink. 2017a. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) - Instituto Superior de Engenharia do Porto, Instituto Politécnico do Porto, Porto.

OLIVEIRA, Jonatan de. Projeto e construção do protótipo de um robô articulado com três graus de liberdade acionado por motores elétricos. 2017b. Monografia (Engenharia Mecânica) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí.

RAIA, Fabio et al. A prática da interdisciplinaridade nos projetos acadêmicos. In: XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2017, Porto Alegre. Anais. Joinville, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.