Uma metodologia de intervenção em espaços de convivência de habitações de interesse social do programa minha casa minha vida em São João Del-Rei, MG / A methodology of intervention in living spaces of housing of social interest of the program my house my life in São João Del-Rei, MG

Lívia Ribeiro Abreu Muchinelli, Marcella Franco de Andrade, Eder Henrique da Silva, Polyanna Oliveira Pinto, Sarah Gabriela de Carvalho Oliveira

Resumo


O trabalho em questão apresentará as experiências e resultados de um projeto de pesquisa e extensão que tinha por objetivo desenvolver uma metodologia de intervenção nos espaços de convivência do conjunto habitacional Risoleta Neves I, do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), em São João del-Rei, MG.  Este equipamento de habitação de interesse social, por ter sido planejado de forma não participativa e, portanto, indiferente às reais necessidades dos beneficiados, teve restritas suas possibilidades de apropriação, em especial dos espaços livres comuns – que deveriam ser locais de convivência e aproximação dos moradores –, os quais, por isso, são o objeto das intervenções do projeto. A metodologia do projeto de pesquisa e extensão, a que se refere o título, consistiu-se em oficinas junto aos moradores para identificar problemas e locais com potencial para qualificação, no âmbito da Arquitetura e do Urbanismo, assim como, buscou os instrumentos para sua realização; e teve como referência a estrutura do Trabalho Técnico Social (TTS) que compõe o PMCMV. O TTS sugere os temas a serem trabalhados (mobilização e organização comunitária, educação sanitária e ambiental, e capacitação e geração de trabalho e renda); e o cronograma de atuação do projeto de pesquisa e extensão, foi desenvolvido de modo a acompanhar a equipe da prefeitura na aplicação dos mesmos, e auxiliar no envolvimento dos residentes como agentes dos processos. O trabalho discutirá os desdobramentos do projeto de pesquisa e extensão no local e os principais empecilhos enfrentados – principalmente a interlocução com a prefeitura; e, da mesma forma, tratará de questões sobre o próprio PMCMV, que interferem não só no objeto estudado, como também, no não envolvimento dos residentes nas ações que se pretenderam aplicar.


Palavras-chave


Programa Minha Casa Minha Vida; Habitações de Interesse Social; espaços comuns; participação comunitária.

Texto completo:

PDF

Referências


ARANTES, Pedro F.; FIX, Mariana. 'Minha Casa, Minha Vida', o pacote habitacional de Lula. (Artigo Digital). 2009. In: Correio da Cidadania. (www.correiodacidadania.com.br) Acesso: dez/ 2014.

BRASIL. LEI Nº 11.977, de 7 de julho de 2009. Dispõe sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV e a regularização fundiária de assentamentos localizados em áreas urbanas.

_________ Ministério das Cidades. Politica Nacional de Habitação. 2004.

_________Ministério das Cidades. Secretaria Nacional de Habitação. Plano Nacional de Habitação (PlaNHab). 2009.

CAIXA. Cartilha do Programa Minha Casa Minha Vida. 2009. In: Caixa (www.caixa.gov.br). Acessado em junho de 2013.

HERTZBERGER, Herman. Lições de arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

KOWALTOWSKI, Doris et al (org.). O processo de projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia. São Paulo: Oficina de Textos; 2011.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL REI. Secretaria Municipal de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social. Proposta Final para o Trabalho Técnico Social no Empreendimento “Risoleta Neves I”. 2015.

______. Plano Local de Habitação de Interesse Social. 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.