Gestão estratégica na manutenção de Facility da indústria do varejo/ Strategic management in maintenance of the Facility of the retail industry

Pedro Rocha da Costa, Edinaldo José de Sousa Cunha

Resumo


A globalização do mercado causa impactos em todos os segmentos do mundo moderno; a competitividade entre os fornecedores de produtos e serviços é o mais relevante e geralmente o que a permeia são os avanços exponenciais nas áreas de tecnologia e comunicação sem o devido acompanhamento na mão de obra. Este estudo tem como premissa entender o impacto desse efeito na indústria do varejo e o comportamento dos custos no resultado, sem e com investimentos em equipamentos mais modernos, e na gestão estratégica da manutenção do Facility e de pessoas, comparando a eficiência e eficácia do antes e pós implantação de ferramentas de gestão.


Palavras-chave


Manutenção produtiva, Gestão da qualidade, Planejamento estratégico, Terceirização.

Texto completo:

PDF

Referências


ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 5674: Manutenção de edificações. Rio de Janeiro, 1980.

BARBOSA, A. M. DA S. A gestão de facilities como suporte à manutenção de imóveis na Universidade Federal de Pernambuco:uma abordagem sob a perspectiva de adequação ao uso. Dissertação de Mestrado, Recife, Brasil. 2016.

FILHO, G. B. Indicadores e índices de manutenção. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.

PINTO, A. K. ; XAVIER, J. N. Manutenção: função estratégica. Rio de Janeiro: Quality mark, 1999.

PORTER, M. The competitive advantage of nations. New York: The Free Press, 1990.

QUINELLO, R.; NICOLETTI, J. R. Gestão de Facilidades: aprenda como a integração das atividades de infraestrutura operacional de sua empresa pode criar vantagem competitiva. São Paulo: Novatec, 264 p. 2006.

TUBINO, D. F. Sistemas de Produção: a produtividade no chão de fábrica. Porto Alegre: Bookman, 1999.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv4n1-018

Apontamentos

  • Não há apontamentos.