Reflexões sobre o conhecimento e a educação digital / Reflections on knowledge and digital education

Josenildo Sá Teles Porto, Alvani Bomfim De Souza, Gilderson Sá Tele Porto, Marcela Santos De Almeida

Resumo


 A tecnologia influência nas decisões humanas, tendo como principal fonte de informações o avanço cibernético. O objetivo geral do presente trabalho é repensar e direcionar um diálogo criterioso no processo de ensino e aprendizagem para o educando, sabendo-se que o homem desde os princípios teve o desejo em produzir uma cópia superior ao original, ou seja, superar a própria natureza. Se direcionar um olhar além da massa corpórea perceberá que homem e o computador possuem funções similares provando um questionamento: O homem detém conhecimento do computador ou computador detém conhecimento do homem? Assim, percebe-se que as grandes descobertas tecnológicas adquiridas por vivências socioculturais e intelectuais interferem na formação do conhecimento humano, gerando assim um olhar físico captada pelos estímulos


Palavras-chave


Conhecimento; Tecnologia; Educação digital.

Texto completo:

PDF

Referências


DERVAL, Juan, Aprender na vida e aprender na Escola, Porto Alegre RS, 2001

LIPMAN Matthew. O pensar na educação. Petrópolis, Vozes, 1992

PONTY Merleau. Conversas – 1948, Trad. Fábio Landa, Eva Lada , Martins Fontes, São Paulo, 2004.

________________. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto R. De Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

_______________. O visível e o invisível. Trad. José Artur Gianotti e Armando Mora d'Oliveira. 4. ed., São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.

MORAN, José Manuel, Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Capinas SP, 17ª Edição, Editora Parius, 2010.

SMITH, D. I. Porque mentimos: O fundamento biológico e psic ológico da mentira. 2.ed., Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.