As políticas de democratização do acesso e as mudanças no perfil socioeconômico dos estudantes de engenharia na UFRN / The policies of democratization of access and the changes in the socioeconomic profile of engineering students from UFRN

Authors

  • Magda Maria Pinheiro de Melo
  • Isauro Beltran Núñez
  • Raquel Basílio dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v2i7.655

Keywords:

Estudantes de Engenharia. Acesso. Democratização. Perfil socioeconômico.

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo analisar e caracterizar mudanças no perfil socioeconômico dos alunos dos cursos de engenharia após a implantação de políticas de democratização do acesso adotadas pela UFRN. Entre elas, destacam-se o Argumento de Inclusão e a Lei n. 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas. Com o objetivo de identificar as possíveis mudanças no perfil socioeconômicodos estudantes de engenharia, foram escolhidos 5 cursos de engenharia (Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Química e Engenharia Têxtil), que ofertaram vagas nos Vestibulares (2005 e 2012) e no Sisu (2016), e analisadas 4 variáveis (tipo de escola do Ensino Médio, raça/etnia, renda familiar e exercício de atividade remunerada) representativas das novas políticas de democratização do acesso. Analisando as variáveis, conclui-se que existiram mudanças significativas no perfil socioeconômico dos estudantes de engenharia que ingressaram nos cursos de graduação da UFRN, nos anos de 2005, 2012 e 2016.  Após a adoção das políticas de democratização, percebe-se que os cursos de engenharia avaliados apresentam mais estudantes oriundos do Ensino Médio público,de pretos pardos e indígenas, de trabalhadores e pertencentes à família com renda mensal menor que cinco salários mínimos Em contrapartida, diminuiu o percentual de estudantes oriundos de escolas privadas, de brancos, de não trabalhadores edos que têm renda familiar mensal maior que 5 salários.

 

References

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 23 de dezembro de 1996.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 05 fev. 2018.

BRASIL. Lei n. 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei no 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 14 de janeiro de 2005.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11096.htm>. Acesso em: 01 fev. 2018.

BRASIL. Lei n. 12.202, de 14 de janeiro de 2010.Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – FIES. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 15 de janeiro de 2010.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12202.htm>. Acesso em: 01 fev. 2018.

BRASIL. Lei n. 12.688, de 18 de julho de 2012.Institui o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 19 de julho de 2012.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12688.htm>. Acesso em: 01 fev. 2018.

BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012.Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências.Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 30 de agosto de 2012.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>. Acesso em: 02 fev. 2018.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 26 de junho de 2014.Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html>. Acesso em: 05 fev. 2018.

BRASIL. Decreto n. 6.094, de 24 de abril de 2007.Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 25 de abril de 2007.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm>. Acesso em: 06 fev. 2018.

BRASIL. Decreto n. 6.095, de 24 de abril de 2007.Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 25 de abril de 2007.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm>. Acesso em: 06 fev. 2018.

BRASIL. Decreto n. 6.096, de 24 de abril de 2007.Estabelece diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica, para fins de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET, no âmbito da Rede Federal de Educação Tecnológica.Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 25 de abril de 2007.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6095.htm>. Acesso em: 06 fev. 2018.

BRASIL. Decreto n. 7.824, de 11 de outubro de 2012.Regulamenta a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 16 de outubro de 2012.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/D7824.htm>. Acesso em: 06 fev. 2018.

COSTA, S.F. Introdução Ilustrada à Estatística (com muito humor!).2ed., São Paulo: Harbra, 1992.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Relatório Pedagógico ENEM 2011-2012. Brasília. 2015. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/relatorios-pedagogicos. Acesso em: 02 fev. 2018.

FUNDAÇÃO INSTITUTOBRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE.Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro. 2010.Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/. Acesso em: 02 fev. 2018.

RISTOFF, Dilvo. Perfil socioeconômico do estudante de graduação:uma análise de dois ciclos completos do Enade (2004 a 2009). Rio de Janeiro: Flacso/Brasil – Cadernos do GEA, n. 4, jul./dez. 2013. Disponível em: http://flacso.redelivre.org.br/files/2015/03/Caderno_GEA_N4.pdf. Acesso em: 24 jan. 2018.

RISTOFF, Dilvo. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 723-747, 2014. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/2191/219132213010/. Acesso em: 24 jan. 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN. OBSERVATÓRIO DA VIDA O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO – OVEU.Vestibular 2005 e 2012. Disponível em: http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/observatorio/. Acesso em: 08 fev. 2018.

Published

2018-10-31

How to Cite

Melo, M. M. P. de, Núñez, I. B., & Santos, R. B. dos. (2018). As políticas de democratização do acesso e as mudanças no perfil socioeconômico dos estudantes de engenharia na UFRN / The policies of democratization of access and the changes in the socioeconomic profile of engineering students from UFRN. Brazilian Applied Science Review, 2(7), 2364–2377. https://doi.org/10.34115/basr.v2i7.655

Issue

Section

Original articles