Participação social como instrumento de democratização escolar / Social participation as an instrument for school democratization

Authors

  • José Antônio Francisco
  • Alessandro Ney Guimarães Távora

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv4n1-010

Keywords:

Participação - Poder - Controle

Abstract

A presente investigação é parte da pesquisa de doutorado e visa verificar mediante estudos bibliográficos a participação social nos espaços escolares e identificar quais os órgãos de participação predominante como instrumento de articulação nas ações que objetiva a autonomia da escola e a emancipação do educando sob a orientação referencial central de autores renomados que tratam especificamente desse assunto, utilizando como principal instrumento estudos documentais como leituras de livros, artigos e periódicos, o qual se confirma que o compartilhamento do poder no ambiente escolar se fundamenta de estudos acerca dos eventos e anseios sociais em termos de interações grupais e inter-relacionamentos, e tem sido frequentemente pensado como uma expressão da natureza humana, ao buscar a preservação de identidades, cultura e valores e a valorização de diferenças. Considerando que as rápidas transformações causadas pela globalização e o avanço econômico e tecnológico nas diferentes formas do conhecimento tenciona grandes exigências do mundo em todos os sentidos, o que tornado cada vez mais a vida competitiva. Assim, foi possível entender que a participação social nos espaços escolares por meio dos órgãos de participação, atinge positivamente o processo democrático na escola e o nível de participação da comunidade local interfere na aprendizagem significativa.

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Published

2020-01-27

How to Cite

Francisco, J. A., & Távora, A. N. G. (2020). Participação social como instrumento de democratização escolar / Social participation as an instrument for school democratization. Brazilian Applied Science Review, 4(1), 144–156. https://doi.org/10.34115/basrv4n1-010

Issue

Section

Original articles