Acervo Theo Wiederspahn – organização e manutenção / Theo Wiederspahn collection’s – organization and maintenance

Raquel Rodrigues Lima, Maitê Trojahn Oliveira

Resumo


O arquiteto Theo Wiederspahn nasceu na Alemanha, em 1878, e faleceu em Porto Alegre, em 1952. Nesta cidade exerceu as atividades profissionais como o responsável pelo Departamento de Projetos da firma Rudolf Ahrons, o mais importante construtor do Rio Grande do Sul antes da Primeira Guerra. Produziu obras memoráveis em várias cidades do Estado, sobretudo em Porto Alegre. Foi o criador da primeira Escola de Artes e Ofícios e do primeiro Sindicato de Arquitetos e Construtores do Rio Grande do Sul. O projeto “Organização e Manutenção do Acervo Arquitetônico de Theo Wiederspahn” refere-se ao acervo arquitetônico que pertenceu ao arquiteto alemão Theodor Alexander Josef Wiederspahn. O acervo, constituído de projetos, livros, documentos e instrumentos de uso profissional, tem como objetivo principal preservar a memória cultural e arquitetônica do referido Estado, da primeira metade do século XX. Atualmente está sob o domínio do DELFOS, Espaço de Documentação e Memória Cultural, na PUCRS, em Porto Alegre/RS. A organização e manutenção do acervo se dá por meio da verificação do material, acondicionamento, catalogação, digitalização, produção de textos e organização de exposições, a fim de preservar e divulgar o acervo. Como resultado parcial do trabalho desenvolvido até o presente momento serão apresentados: um relatório-síntese referente à catalogação das pranchas dos projetos arquitetônicos; uma proposta de catalogação das fotos e a exposição realizada na PUCRS, na Faculdade de Arquitetura, em agosto/2017, contendo os seguintes materiais: Planta Baixa da Faculdade de Medicina; Fachada da Cervejaria Irmãos Bopp, atual Shopping Total; Color do Edifício Ely, atual Lojas Tumelero; fotos da construção do Hotel Majestic, atual Casa de Cultura Mário Quintana, todos edifícios situados em Porto Alegre, e uma das mesas de desenho de uso profissional do arquiteto.


Palavras-chave


acervo Theo Wiederspahn, preservação, arquitetura e urbanismo.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE E SILVA, Antônio Paulo de (Ed.). Processamento eletrônico de imagens: tecnologia e sistemas. São Paulo: CENADEM, 1993.

AVEDON, Don M. Gerenciamento da imagem eletrônica: processamento da imagem e discos óticos. São Paulo: CENADEM, 1993.

BARCELOS, Ramiro. Rio Grande, tradição e cultura. Porto Alegre: Edições Flama, 1970.

BECKER, Klaus (org.). Enciclopédia rio-grandense. Canoas, Regional, 1957, vol. 2 e 3. BRUAND, Yves. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1997. COSTA, Lucio: Sobre arquitetura, Porto Alegre, CEUA, 1962.

CANEZ, Anna Paula. Fernando Corona e os caminhos da arquitetura moderna em Porto Alegre. Porto Alegre: Ritter dos Reis, 1998.

CASTILHO, Ataliba Teixeira (org.). A sistematização dos arquivos. Campinas: UNICAMP, 1991.

CENADEM. Gerência da imagem e informação. São Paulo, 1988.

DORIA, Irene de Menezes. Processos técnicos de compilação bibliográfica. Ministério das Relações Exteriores. Seção de Publicações, s/d.

FABRIS, Annateresa. Ecletismo na arquitetura brasileira. São Paulo: Nobel/Edusp, 1987.

FRANCO, Sérgio da Costa. Guia das ruas de Porto Alegre. Porto Alegre: EdUFRGS, 1988.

FERREIRA, Athos Damasceno. Imagens sentimentais da cidade. Porto Alegre: Globo, 1940.

LUCCAS, Luís Henrique Haas. Arquitetura moderna brasileira em Porto Alegre: sob o mito do "gênio artístico nacional". Porto Alegre: Faculdade de Arquitetura, PROPAR – Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004. Tese (Doutorado em Teoria, História e Crítica) – Faculdade de Arquitetura/UFGRS.

LUZ, Maturino Salvador Santos da. A arquitetura de Joseph Lutzemberger (1920-1951). Porto Alegre: UFRGS, 2004. Dissertação (Mestrado em Teoria, História e Crítica da Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura, PROPAR – Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.

MACEDO, Francisco Riopardense de. Porto Alegre, origem e crescimento. Porto

Alegre: Sulina, 1968.

MACEDO, Francisco Riopardense de. Porto Alegre, história e vida da cidade. Porto

Alegre: EdUFRGS, 1973.

MACHADO, Nara Helena Naummann. Modernidade, arquitetura e urbanismo: o centro de Porto Alegre: 1928 – 1945. Porto Alegre: PUCRS, 1998. Tese (Doutorado em História) - PUCRS, Inst. de Filosofia e Ciências Humanas, 1998.

MONTEIRO, Charles. Porto Alegre, urbanização e modernidade. Porto Alegre: EdUFRGS, 1995.

REIS F°, Nestor Goulart. Evolução urbana no Brasil. São Paulo: Pioneira. 1968.

RHODEN, Luiz Fernando. Urbanismo no Rio Grande do Sul; origem e evolução. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.

PESAVENTO, Sandra. História do Rio grande do Sul. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1980.

SCHLEE, Andrey R. & MOURA, Roas Maria G. R. 100 imagens da arquitetura pelotense. Pelotas: Palotti, 1998.

SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil: 1900-1990. São Paulo: Edusp, 1998.

SOUZA, Célia F. & MÜLLER, Doris M. Porto Alegre e sua evolução urbana. Porto Alegre: EdUFRGS, 1997.

WEIMER, Günter. O arquiteto Theo Wiedersphan. Porto Alegre: UFRGS, 1985.

WEIMER, Günter. Sínteses riograndenses: arquitetura. Porto Alegre: EdUFRGS, 1992.

WEIMER, Günter. Urbanismo no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EdUFRGS, 1992.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.