Ensino do escoamento em reatores químicos pela análise da distribuição do tempo de residência (DTR)/ Teaching of chemical reactor flow by residence time distribution (DTR) analysis

Ingrid Vasconcelos Curcino, Ana Carolina Monte Almeida, Nielson Fernando da Paixão Ribeiro

Resumo


A Distribuição do Tempo de Residência (DTR) é uma técnica aplica a diferentes tipos de reatores e através dela é possível diagnosticar o funcionamento dos mesmos, modelar o processo de forma mais eficaz e prever as principais propriedades de saída da corrente efluente. Assim, este artigo apresenta um arranjo de baixo custo e de fácil montagem que permite o estudo da DTR. Investigou-se o reator do tipo tanque agitado aplicando diferentes modelos uni ou bi paramétricos para caracterizar a DTR e determinar seu perfil de escoamento. Azul de metileno foi utilizado como traçador no modo de degrau positivo, com a configuração do reator permitindo avaliar diferentes condições de escoamento em função da posição de saída do efluente e condições de agitação. O experimento foi montado de modo a ser realizada num período de duas horas mostrando-se eficaz no diagnóstico de reatores, bem como exemplificar e unir os conhecimentos teóricos com a prática experimental.


Palavras-chave


DTR, Distribuição de Tempo de Residência, Reatores

Texto completo:

PDF

Referências


FOGLER, H. S. Elementos de Engenharia das Reações Químicas. Rio de Janeiro Editora LTC, 2009.

HILL, C. G. An Introduction to Chemical Engineering Kinetics & Reactor Design. Canada Wiley, 2014.

LEMOS, F. LOSPES, J. M. RIBEIRO, F. R. Reactores Químicos, Lisboa Editora PRESS, 2014.

MENDES, A. M. M. Laboratórios de Engenharia Química, Porto Editora FEUP edições, 2002.

SCHMAL, M. Cinética e Reatores Aplicação na Engenharia Química, Rio de Janeiro Editora Synergia, 2013.

SIMÕES, P. N. N. L. Introdução à Teoria da Distribuição de Tempos de Residência, Lisboa: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv4n1-004

Apontamentos

  • Não há apontamentos.