A importância de aulas experimentais no aprendizado de química no ensino médio / The importance of experimental classes in the learning of chemistry in high school

Authors

  • Ana Paula Vieira de Camargos
  • Thais Gabriele Xavier
  • Vitor Hugo S. Rosa
  • Maria Gabriela M. Santos
  • Rafael Eduardo Vansolini de Oliveira
  • Mirian da Silva Costa Pereira

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v2i6.587

Keywords:

aulas práticas, química, aprendizado.

Abstract

Este trabalho visa estimular a experimentação a partir da realização de ensaios laboratoriais sobre as propriedades químicas de compostos utilizados na área de Ciências Agrárias. Foram realizadas práticas laboratoriais nas escolas do municipio de Unaí-MG, de forma atrativa e de fácil compreensão, com o intuito de ressaltar a importância da química tanto no cotidiano como na área de agrárias. Sabe-se que o impacto é amplo de várias formas, desde o benefício geral para a escola em questão quanto para os alunos envolvidos.

References

Bueno, L.; Moreia, K.C.; Soares, M.; Dantas, D.J.; Wiezzel,A.C.S.; Teixeira, M.F.S. O Ensino de Química por Meio de Atividades Experimentais: a Realidade do Ensino nas Escolas. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente,2008.

Corrêa, E.R.; Lindemann, R.H. Estudo da aprendizagem e da interação proporcionada pelo lúdico em eventos de educação em química: Anais do VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – Universidade Federal do Pampa, 2017.

Giordan, M. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola. 1999, n.10, p.43-49.

Santos, W.L.P.; Mortimer, E.F. Concepções de professores sobre contextualização social do ensino de química e ciências. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 22, 1999. Anais... Poços de Caldas: Sociedade Brasileira de Química, 1999.

Published

2018-10-16

How to Cite

Camargos, A. P. V. de, Xavier, T. G., Rosa, V. H. S., Santos, M. G. M., Oliveira, R. E. V. de, & Pereira, M. da S. C. (2018). A importância de aulas experimentais no aprendizado de química no ensino médio / The importance of experimental classes in the learning of chemistry in high school. Brazilian Applied Science Review, 2(6), 1916–1920. https://doi.org/10.34115/basr.v2i6.587

Issue

Section

Original articles