Formação de professores por meio da aula investigativa / Teacher training through research class

Authors

  • Letícia Araújo Rodrigues
  • Valmir Machado dos Santos
  • Arlindo José de Souza Júnior

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv3n6-034

Keywords:

Aula investigativa, formação docente, matemática.

Abstract

Este texto refere-se a um relato de experiência de uma aula investigativa ministrada por uma estudante do curso de Matemática da Faculdade de Matemática (FAMAT) no campo de estágio supervisionado. Por meio deste buscamos compartilhar esta experiência, a fim de disseminar uma boa prática educativa e receber sugestões de melhora para a mesma, contribuindo, desta maneira, com a formação docente. A aula investigativa, implementada com estudantes do 9º ano de uma escola pública, trabalhou o conteúdo de equações do segundo grau e foi desenvolvida dentro e fora da sala de aula.

References

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

(INEP). Pisa no Brasil. Disponível em:

<http://inep.gov.br/pisa-no-brasil>. Acesso em: 06 jun. 2019.

Brasil. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 8 jul. 2019.

ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de

problemas. In: BICUDO, M. A. V.(Org.). Pesquisa em Educação Matemática. São

Paulo: Editora UNESP, 1999. cap.12, p.199-220.

PONTE, João P. Investigar, ensinar e aprender. Disponível em:

<http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/03-Ponte(Profmat).pdf>. Acesso

em: 10 jun. 2019.

Published

2019-12-23

How to Cite

Rodrigues, L. A., dos Santos, V. M., & de Souza Júnior, A. J. (2019). Formação de professores por meio da aula investigativa / Teacher training through research class. Brazilian Applied Science Review, 3(6), 2703–2711. https://doi.org/10.34115/basrv3n6-034

Issue

Section

Original articles