A discussão da oferta da eja em uma escola de assentamento / Discussion of eja offering in a settlement school

Authors

  • Danielly Ferreira Dias
  • Neusa Elisa Carignato Sposito

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv3n6-024

Keywords:

EJA, Ensino Fundamental II, Escola de assentamento

Abstract

O presente trabalho é um recorte da dissertação mestrado, em andamento, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Uberlândia (PPGECM/UFU). O mesmo apresenta uma revisão de literatura quanto à oferta do ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em um anexo da escola pública estadual, na zona rural, no município de Monte Alegre de Minas/MG. Também esclarece a discussão em torno da Educação Campo diferenciando-a da tradicional escola rural. Espera-se que este trabalho contribua para reflexões no que tange à oferta de uma educação adequada à realidade deste público específico.

References

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 10 de outubro de 2017.

BRASIL. Decreto nº. 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Brasília, DF, 04 de nov. 2010. Disponível em: http://www.cch.unimontes.br/labedocampo/images/Legislacoesedc/decreto%207352%202010%20politica%20de%20educacao%20do%20campo%20e%20pronera.pdf. Acesso em: 28 de outubro de 2018.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 20 de dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 19 de outubro de 2018.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, DF, 9 de abr. 2002. Disponível em: http://www.cch.unimontes.br/labedocampo/images/Legislacoesedc/resoluo%20n%201%202002%20diretrizes%20operacionais.pdf. Acesso em: 28 de outubro de 2018.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 2, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília, DF, 29 de abr. 2008. Disponível em: http://www.cch.unimontes.br/labedocampo/images/Legislacoesedc/resolucao%20n%2002%202008%20estabelece%20diretrizes%20complementares.pdf. Acesso em: 28 de outubro de 2018.

BRASIL. Resolução SEE nº 2.820, de 11 de dezembro de 2015. Institui as Diretrizes para a Educação Básica nas escolas do campo de Minas Gerais. Brasília, DF, 12 de dez. 2015. Disponível em: http://www.uberlandia.mg.gov.br/uploads/cms_b_arquivos/16886.pdf. Acesso em: 28 de outubro de 2018.

COSTA, Carolina da Purificação. Gênero e Educação de Jovens e Adultos (EJA): reflexões a partir das orientações curriculares da SEC-BA. Anais [...] Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress. Florianópolis, 2017, ISSN 2179-510X. 12 p.

JULIÃO, Elionaldo Fernandes; BEIRAL, Hellen Jannisy Vieira; FERRARI, Gláucia Maria. As políticas de Educação de Jovens e Adultos na atualidade como desdobramento da constituição e da LDB. P O I É S I S – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – Universidade do Sul de Santa Catarina. Unisul, Tubarão, v. 11, n. 19, p. 40 - 57, Jan/Jun 2017. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/index. Acesso em: 17 de janeiro de 2019.

MACHADO, Luane Cristina Tractz. Da educação rural à educação do campo: conceituação e problematização. Educere XIII Congresso Nacional de Educação. IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE. VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA/UNESCO). ISSN 2176-1396. 2017. p. 18322-18331.

MEIRELLES, Elisa; Fernanda, SALLA. As escolas e o MST. Revista Nova Escola. Ano 29, Edição 274, agosto 2014 (Revista Digital). Disponível em: novaescola.org.br. Acesso em: 29 de janeiro de 2019.

MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Mourão. Escola do Campo. In: Dicionário da Educação do Campo. CALDART, Roseli Salete et al (Orgs). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 326-333.

MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. 2006.

PRADO, Di Paula Ferreira; REIS, Sônia Maria Alves De Oliveira. Educação de Jovens e Adultos: o que revelam os sujeitos? XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. UNICAMP, Campinas, SP, 2012. 11 p.

ZANATTA, Luiz Fabiano et al. A educação em sexualidade na escola itinerante do MST: percepções dos(as) educandos(as). Educ. Pesqui., São Paulo, v. 42, n. 2, p. 443-458, abr./jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201606144556

Published

2019-12-04

How to Cite

Dias, D. F., & Sposito, N. E. C. (2019). A discussão da oferta da eja em uma escola de assentamento / Discussion of eja offering in a settlement school. Brazilian Applied Science Review, 3(6), 2591–2599. https://doi.org/10.34115/basrv3n6-024

Issue

Section

Original articles