Atuação no ensino médio: relato de experiência da monitoria de ciências exatas do projeto despertar / High school acting: experience report of the tutoring of the exact sciences of the despertar project

Authors

  • Jasmine Priscyla Leite de Araújo
  • Israel Lucas Barros de Amorim
  • João Paulo da Silva Cardoso
  • Leonardo Manoel Almeida Coelho
  • Marlice Cruz Martelli
  • Miércio Cardoso de Alcântara Neto
  • Fabrício José Brito Barros
  • Reinaldo Corrêa Leite

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v2i4.500

Keywords:

Ensino-aprendizagem. Monitoria. Ciências Exatas. Desenvolvimento.

Abstract

Este artigo apresentará um projeto que visa implementar uma metodologia de ensino- aprendizagem baseada na monitoria das disciplinas de física e matemática para estudantes do ensino médio técnico integrado, aliando as práticas de ensino ao cotidiano da escola, tentando, de forma prática, mudar os índices de evasão dos cursos de Engenharia. Inicialmente implantado na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, o projeto DESPERTAR melhorou a base das disciplinas de cálculo e explorou o potencial dos alunos dentro do seu cotidiano, das suas relações sociais e do meio ambiente, uma vez que os discentes serão multiplicadores do trabalho, contribuindo com os recursos aprendidos para o desenvolvimento da escola e do seu meio social.

References

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática - coleção tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Editora Autêntica. 2001.

FEITOSA,SoniaCoutoSouza.MétodoPauloFreire:PrincípiosePráticasdeumaConcepção Popular de Educação. 1999. 133 f. Tese (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

GOOGLE, Formulário. Avaliação da 1a Fase do Projeto Conectar/Despertar. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/1guxblWTn9VYAIftKlD7eZhgGkuMH36rmnsSUEEm3Y7 w/edit#responses. Acesso em: 22 abr. 2018.

ESTUDANTE, Guia do. Mais da metade dos estudantes de engenharia abandona curso. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/mais-da-metade-dos- estudantes-de-engenharia-abandona-o-curso/. Acesso em: 22 abr. 2018.

EDUCAÇÃO, Ministério da. Apesar de gostar de ciência, estudante vai mal no PISA. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/389-ensino-medio- 2092297298/42781-apesar-de-gostar-de-ciencias-estudante-vai-mal-no-pisa. Ace

sso em: 26 abr.2018.

FERREIRA,Paula.Pesquisaapontaretrocessonoaprendizadodoensinomédiobrasileiro. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/pesquisa-aponta-retrocesso-no- aprendizado-do-ensino-medio-brasileiro-20788792. Acesso em: 23 abr.2018.

Brasil, Portal. Matemática, Física e Química são as maiores dificuldades do ENEM. Disponível em:http://www.brasil.gov.br/educacao/2016/10/matematica-fisica-e-quimica-sao- as-maiores-dificuldades-no-enem. Acesso em: 22 abr. 2018.

FAJARDO, Vanessa. Nem os universitários dominam a matemática básica, diz pesquisa. Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/12/nem-os-universitarios- dominam-matematica-basica-diz-pesquisa.html. Acesso em: 22 abr. 2018.

Published

2018-09-23

How to Cite

Araújo, J. P. L. de, Amorim, I. L. B. de, Cardoso, J. P. da S., Coelho, L. M. A., Martelli, M. C., Alcântara Neto, M. C. de, Barros, F. J. B., & Leite, R. C. (2018). Atuação no ensino médio: relato de experiência da monitoria de ciências exatas do projeto despertar / High school acting: experience report of the tutoring of the exact sciences of the despertar project. Brazilian Applied Science Review, 2(4), 1143–1153. https://doi.org/10.34115/basr.v2i4.500

Issue

Section

Original articles