A metodologia sequência fedathi na disciplina de férias currículo, avaliação e criatividade na matemática do ensino fundamental/ Fedathi sequence methodology in holiday discipline curriculum, evaluation and creativity in mathematics of fundamental education
DOI:
https://doi.org/10.34115/basrv3n6-016Keywords:
Sequência Fedathi, Metodologia, Ensino e AprendizagemAbstract
O presente artigo foi desenvolvido a partir de uma análise descritiva dos efeitos da “Sequência Fedathi” (SF), que é uma metodologia de ensino idealizada pelo professor Dr. Hermínio Borges Neto da UFC e acontece em quatro fases, a saber, Tomada de posição, Maturação, Solução e Prova. A SF tem como princípio pedagógico e formativo a mudança de postura do docente a partir de ações que coloquem os alunos em situação de aprendizagem, na disciplina de férias intitulada: “Currículo, avaliação e criatividade na matemática do ensino fundamental”, realizada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC), em julho de 2019. Diante disso, a questão norteadora foi: A SF como metodologia de ensino possibilitou uma aprendizagem significativa no contexto da disciplina de férias ofertada pelo curso de pedagogia da Faculdade de Educação? A partir desta grande questão estabelecemos como objetivo analisar as contribuições da metodologia SF para a aprendizagem significativa no contexto da disciplina de férias ofertada pelo curso de pedagogia da Faculdade de Educação. A metodologia adotada constituiu-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva em locus. Na pesquisa bibliográfica tomamos como fonte as publicações nacionais sobre a metodologia SF e na pesquisa descritiva procuramos analisar fatos e/ou fenômenos, fazendo descrição detalhada da forma como se deu o processo da metodologia SF na disciplina. O referencial teórico que fundamentou este trabalho embasou-se em Borges Neto (2001), Santos (2012; 2019), Sousa (2013; 2015) que tratam da conceituação e contribuições da SF para o ensino da matemática. Os efeitos causados pelo uso dessa metodologia mostraram-se bastante satisfatórios, pois foi possível observar nos discursos dos participantes do curso que os conhecimentos teóricos e as práticas discutidas nos encontros de estudo a partir da SF os levaram a oportunidades de reflexões e de aperfeiçoamentos das práticas de sala de aula.
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