A metodologia sequência fedathi na disciplina de férias currículo, avaliação e criatividade na matemática do ensino fundamental/ Fedathi sequence methodology in holiday discipline curriculum, evaluation and creativity in mathematics of fundamental education

Authors

  • Dalmario Heitor Miranda de Abreu
  • Wendel Melo Andrade
  • Carlos Alves de Almeida Neto
  • Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipiao
  • Maria Charleny de Sousa da Silva
  • Rodolfo Sena da Penha
  • Eliziete Nascimento de Menezes
  • Maria Jose da Costa Santos

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv3n6-016

Keywords:

Sequência Fedathi, Metodologia, Ensino e Aprendizagem

Abstract

O presente artigo foi desenvolvido a partir de uma análise descritiva dos efeitos da “Sequência Fedathi” (SF), que é uma metodologia de ensino idealizada pelo professor Dr. Hermínio Borges Neto da UFC e acontece em quatro fases, a saber, Tomada de posição, Maturação, Solução e Prova. A SF tem como princípio pedagógico e formativo a mudança de postura do docente a partir de ações que coloquem os alunos em situação de aprendizagem, na disciplina de férias intitulada: “Currículo, avaliação e criatividade na matemática do ensino fundamental”, realizada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC), em julho de 2019. Diante disso, a questão norteadora foi: A SF como metodologia de ensino possibilitou uma aprendizagem significativa no contexto da disciplina de férias ofertada pelo curso de pedagogia da Faculdade de Educação? A partir desta grande questão estabelecemos como objetivo analisar as contribuições da metodologia SF para a aprendizagem significativa no contexto da disciplina de férias ofertada pelo curso de pedagogia da Faculdade de Educação. A metodologia adotada constituiu-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva em locus. Na pesquisa bibliográfica tomamos como fonte as publicações nacionais sobre a metodologia SF e na pesquisa descritiva procuramos analisar fatos e/ou fenômenos, fazendo descrição detalhada da forma como se deu o processo da metodologia SF na disciplina. O referencial teórico que fundamentou este trabalho embasou-se em Borges Neto (2001), Santos (2012; 2019), Sousa (2013; 2015) que tratam da conceituação e contribuições da SF para o ensino da matemática. Os efeitos causados pelo uso dessa metodologia mostraram-se bastante satisfatórios, pois foi possível observar nos discursos dos participantes do curso que os conhecimentos teóricos e as práticas discutidas nos encontros de estudo a partir da SF os levaram a oportunidades de reflexões e de aperfeiçoamentos das práticas de sala de aula.

 

References

BORGES NETO, H. et al. A Sequência de Fedathi como proposta metodológica no ensino-aprendizagem de matemática e sua aplicação no ensino de retas paralelas. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste. Educação, desenvolvimento humano e cidadania. São Luís: UFMA, Anais, 2001.

D’AMBROSIO E LOPES, B. S. e C. E. (org). Ousadia criativa nas práticas de educadores matemáticos. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.

SANTOS, M. J. C. A formação do professor de matemática: metodologia sequência fedathi (sf). Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 38, n. 38, mar. 2018. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6261>. Acesso em: 08 mar. 2019.

SANTOS, M. J. C. Rendas de bilro: contribuições para o ensino de Geometria e Simetria. 2012 Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. 2012

SOUSA, F. E. E. et al. Sequência Fedathi uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e matemática. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

SOUSA, F. E. E. de. A pergunta como estratégia de mediação didática no ensino de matemática por meio da Sequência Fedathi. 2015. 283f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.

PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 2001.

Published

2019-11-20

How to Cite

Abreu, D. H. M. de, Andrade, W. M., Neto, C. A. de A., Scipiao, L. R. de N. P., Silva, M. C. de S. da, Penha, R. S. da, Menezes, E. N. de, & Santos, M. J. da C. (2019). A metodologia sequência fedathi na disciplina de férias currículo, avaliação e criatividade na matemática do ensino fundamental/ Fedathi sequence methodology in holiday discipline curriculum, evaluation and creativity in mathematics of fundamental education. Brazilian Applied Science Review, 3(6), 2489–2500. https://doi.org/10.34115/basrv3n6-016

Issue

Section

Original articles